Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dicas de saúde: cuide da alimentação de seu filho

Dicas de saúde: cuide da alimentação de seu filho

por marcello publicado 27/04/2020 09h58, última modificação 27/04/2020 11h04

Com o fechamento das escolas por causa do novo coronavírus, a prevalência de obesidade infantil deverá aumentar consideravelmente no país. Com o isolamento social, crianças e/ou jovens ficam muito expostos a uma alimentação rica em calorias e pobre nutricionalmente, e cuja grande opção de lazer é ficar no sofá diante da televisão. Pesquisadores ressaltam que agora, na quarentena, os filhos estão ficando muitas horas diante de telinhas e talvez “beliscando” mais guloseimas também. Eles lembram ainda que o quadro atual tem tudo para agravar a epidemia de obesidade em adultos dentro de uma, duas, três décadas, porque estatisticamente quem engorda demais na infância e na adolescência corre um risco muito maior de se tornar um indivíduo de meia-idade com obesidade.

O número de crianças obesas vem crescendo não só no Brasil, como no mundo, trazendo consigo consequências graves. Inúmeros são os fatores que levam a criança a ter ganho excessivo de peso, dentre eles podemos destacar a publicidade apelativa que acaba induzindo a criança a consumir alimentos sem nenhum valor nutricional e ricos em gorduras e açúcares. Aliado à má alimentação, percebemos crianças cada vez mais sedentárias que passam várias horas em frente da tv ou videogame, não se exercitam em casa, ficando o gasto energético menor que a ingestão calórica, o que leva a obesidade.

Diante disto, deixo disponível um link do documentário “Muito além do peso”, que aborda a questão da obesidade infantil e fatores relacionados ao ganho excessivo de peso e suas consequências. O documentário também busca chamar a atenção para as indústrias de alimentos e bebidas industrializadas, que abusam de propagandas voltadas para o público infantil para vender produtos que não fazem bem para a saúde dos pequenos.

Nutricionista Josiane B. S. Braun
CRN 9881

Assista ao documentário:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.