Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia do Metodismo: coração aquecido – mente esclarecida

Dia do Metodismo: coração aquecido – mente esclarecida

por joana.gunther — publicado 24/05/2018 15h06, última modificação 24/05/2018 15h06

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” Romanos 12.2 (NVI)

Alguém certa vez afirmou: “mude sua maneira de pensar para mudar a sua maneira de viver.” Talvez essa expressão se digne a traduzir, com fidelidade, a experiência do coração aquecido, vivenciada pelo fundador e organizador do movimento Metodista, na Inglaterra do século XVIII, John Wesley.

Wesley, o 15º dos 19 filhos do casal Samuel e Suzana Wesley, experimentou uma transformação em sua vida pessoal, a partir da leitura do prefácio de Martinho Lutero à Carta aos Romanos, no dia 24 de maio de 1738, em Londres. Certamente, essa experiência espiritual repercutiu na sua vida diária a partir daquele momento por meio de pensamentos e atitudes que mudaram a Inglaterra de seus dias. Foram ações a favor dos menos favorecidos, como crianças e mulheres empobrecidas, mineiros espoliados e escravizados, as quais vislumbraram a luz da esperança e da dignidade pelo testemunho cristão.

A experiência pessoal de John Wesley aconteceu sem muito entusiasmo, como ele mesmo descreve em seu diário, afirmando que fora assistir a essa reunião sem esse sentimento. Entretanto, a primeira coisa sentida por Wesley foi uma alegria imensa, um coração e uma mente convencidos da leveza trazida pelo perdão de seus pecados, por meio da fé em Jesus Cristo. No dizer de vários autores, foi a confirmação no seu interior da “gestação” de uma fé espiritual, além de sua intelectualidade, a ponto de mudar completamente a sua compreensão e ação sobre a vida cristã e seus valores correlatos.

Ao celebrarmos o Dia do Coração Aquecido, não podemos nos esquecer que essa experiência de Wesley, a minha, a sua, enfim, de todos e todas que são confrontados com a graça salvadora de Jesus Cristo, revela as boas obras como prova dessa mudança de pensamento. Um coração aquecido, cujo fruto é uma mente transformada pelo poder de Deus.

Wesley transformou o seu mundo, atuou de forma íntegra e responsável para com a dignidade e o fortalecimento da cidadania humana. A seu exemplo, sejamos os protagonistas do evangelho transformador e do cristianismo social – a verdadeira religião que perdura.


Reverendo Antonio Augusto de Souza
Pastoral Escolar e Universitária
Instituto Metodista Izabela Hendrix
Belo Horizonte – MG