Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso ‘Fé e Aprendizagem’ reforça confessionalidade cristã da Rede Metodista

Curso ‘Fé e Aprendizagem’ reforça confessionalidade cristã da Rede Metodista

por marcello publicado 04/09/2024 17h20, última modificação 04/09/2024 17h20

Quando um educador ou líder administrativo traz para a sala de aula ou ambiente de trabalho vivências e práticas cristãs, acaba sendo o guia para alunos e colaboradores descobrirem uma nova jornada a seguir. Para fortalecer seu caráter de confessionalidade, a Rede Metodista de Educação promoveu mais uma edição do curso de formação Fé e Aprendizagem, que busca reforçar entre professores e dirigentes princípios religiosos de ética e valores cristãos.

“Quando perdemos a identidade de escola confessional, não temos como prosseguir. Seremos sempre reativos às situações externas, ao contrário do que Deus deseja, de sermos proativos para formar, influenciar e transformar a vida das gerações que vão liderar no futuro”, afirmou Kevin Mannoia, presidente da International Council Education, sobre o objetivo da formação, que é colocar Deus no centro de uma educação transformadora para os alunos.

Kevin Mannoia está à frente das aulas, cujo terceiro encontro ocorreu na Universidade Metodista de São Paulo em 3 de setembro passado reunindo docentes e dirigentes do Ensino Básico ao Superior, com transmissão on-line para toda a rede. Serão seis encontros no total, em que são discutidos como a fé e a aprendizagem podem se integrar e permear o contexto acadêmico.

Centralidade do educador

Kevin Mannoia mostrou que o educador é figura central nesse processo, pois pesquisas indicam que mais de 80% de ex-alunos lembram de suas escolas pelos exemplos dos mestres. “Não é só formar alunos com habilidades técnicas, mas também com valores e princípios que refletem os ensinamentos de Cristo, de pessoas dispostas a servir. A identidade das escolas confessionais deve ser a de formar indivíduos completos”, destacou.

No terceiro encontro do curso, professores e dirigentes se dividiram em grupos para discutir e relatar o que assimilaram até aqui. Professora Adriana Azevedo, diretora nacional da Educação Metodista, afirmou que a expectativa é de que os participantes sejam multiplicadores da formação que inspirou o surgimento da Metodista, que é sua confessionalidade – seja nas aulas, nas mentorias e demais vivências acadêmicas.

“Nós ensinamos mais pelo exemplo do que pela aula”, comentou professora Valquíria Rossi, coordenadora do curso de Psicologia da Umesp.

“O curso nos traz essa provocação: ter e viver a confessionalidade”, destacou professor Tiago Jucelino Fernandes, do Colégio Metodista de Bertioga.

“Quando comunicamos, é a essência de Deus que transmitimos”, sublinhou professora Elaine Vilela, coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Metodista.

“Toda vez que o professor vai ministrar sua disciplina, precisa trazer a expressão do que Deus quer para o ser humano e entender que tudo vem do Seu amor”, concluiu professor Abraão Carneiro Ferreira, dos Colégios Noroeste e Birigui.

Veja outras imagens do encontro

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 04/09/2024