Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Crianças do Nível 4 da Educação Infantil criam peixinhos em sala de aula

Crianças do Nível 4 da Educação Infantil criam peixinhos em sala de aula

por Colégio Metodista Centenário — publicado 08/07/2010 11h44, última modificação 23/05/2016 11h26
Atividade segue a proposta pedagógica da criação dos pintinhos iniciada nos níveis 2 e 3

Os(As) alunos(as) do Nível 4 da Educação Infantil estão vivenciando uma experiência diferente em sala de aula. As duas turmas estão criando em um aquário quatro peixinhos. O objetivo é o mesmo do projeto dos níveis 2 e 3, que criam pintinhos, porém como as crianças são um pouquinho maiores, foi escolhido outro animal. “Um projeto não deixa de ser interligado com outro. Queremos que os alunos sintam como é cuidar da saúde e da alimentação dos animais. Apesar deles não terem contato físico com o peixe, sabemos as reações das crianças”, explica a professora Neiva Lobo.

Para a compra dos peixes, cada criança juntou moedinhas e montou seu “cofrinho” próprio. Depois, juntaram as moedas para ver quantos peixinhos conseguiriam comprar. A compra foi feita pessoalmente pelos(as) alunos(as) e professoras em uma loja especializada próxima a escola.“A ideia de juntar o dinheiro foi espontânea. O projeto também faz parte do livro didático que trabalha com ecologia”, destaca Neiva.

A empolgação dos(as) pequenos(as) com os novos companheiros de sala é visível. Com a chegada dos peixinhos à tarefa de casa foi escolher os nomes dos novos amiguinhos. “Eles são tão coloridos. Quero que um peixinho se chame Aninha”, diz a aluna Vitoria Alpes. Já Ana Laura Oliveira queria que os peixinhos se chamassem Léo e Cristina. Mas, após as indicações de todas as crianças os peixes foram chamados de Bolinha, João, Tiecks e Vitor.

Outra novidade no trabalho com as crianças será a criação de um minhocário. Desta vez, as professoras querem que os(as) alunos(as) trabalhem com os bichos que vivem na terra. “Trabalhar com os diferentes habitats é muito importante para eles entenderem que cada bichinho tem o seu. O peixe vive na água, a minhoca na terra. Quero que eles fiquem cada vez mais curiosos”, destaca a professora Aline Freitas.

No segundo semestre os animais continuarão fazendo parte das atividades escolares. As crianças que tem bichinhos de estimação em casa poderão traze-los para o colégio para mostrar aos coleguinhas. “Queremos ver como eles tratam o ser vivo. Isso envolve o auxilio na alimentação, a paciência e faz com que se tornem cada dia mais responsáveis pelas suas ações”, finaliza a professora Neiva.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira

Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo