Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conhecer Santa Maria também é matéria de aula

Conhecer Santa Maria também é matéria de aula

por Dara Luiza Hamann publicado 09/11/2016 13h41, última modificação 09/11/2016 13h41
Turma do 3º ano concluiu trabalhos sobre a cidade

Desde o início do ano letivo, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário realizaram estudos sobre Santa Maria. O município foi explorado em diversos aspectos, entre eles geografia, cultura, pontos turísticos e história.

teatro imembui

Os alunos fizeram seus próprios figurinos para a apresentação de teatro, em casa, com a ajuda da família.

De acordo com a professora da turma, Ana Elisa Piasentin, foi utilizada uma metodologia plural, a fim de que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre a cidade que residem. No dia 29 de setembro, durante a reunião de entrega dos pareceres referentes ao 2º trimestre, foi apresentado o teatro “Lenda da Imembuy”. O espetáculo ocorreu no Auditório Alice Denison e contou com plateia formada pelos dirigentes e professores da escola, bem como pelos familiares dos alunos. Ana Elisa conta que em um primeiro momento, a lenda sobre a família que povoou o Coração do Rio Grande foi estudada em sala de aula. “Definimos os personagens que cada um iria interpretar e depois começamos os ensaios. Estava tudo lindo no dia da apresentação”, comenta a docente. Na oportunidade, a turma ainda cantou a música “Santa Maria”, do artista Beto Pires. “De forma lúdica, é possível aprender mais sobre a história e os povos do município”, acrescenta Ana Elisa.

MAQUETES

Giovana Alpes, de 8 anos, fez uma maquete com representação externa e interna do Teatro Treze de Maio.

Os estudos sobre a cidade tiveram seguimento com um city tour realizado no dia 29 de setembro. Os alunos visitaram os principais pontos turísticos de Santa Maria, como a Gare da Viação Férrea, o Teatro Treze de Maio e a Igreja Metodista Central. Após o passeio, a turma recebeu o desafio de confeccionar maquetes utilizando materiais recicláveis, sobre algum dos locais visitados. O material foi produzido e rendeu uma exposição no Colégio, que pode ser conferida até o final do mês de outubro.

city tour

Igreja Metodista Central foi um dos locais visitados durante o city tour