Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade centenarista se reuniu para mais uma Festa Cultural

Comunidade centenarista se reuniu para mais uma Festa Cultural

por joana.gunther — publicado 17/07/2018 16h31, última modificação 01/04/2019 17h16

Uma manhã ensolarada com famílias reunidas, brincadeiras, comidas típicas desta época e a cultura de diversos países em um só lugar. Assim foi a 3º edição da Festa Cultural do Colégio Centenário, que este ano teve o seguinte tema: Os países da Copa do Mundo 2018. O evento aconteceu no dia 14 de julho, nas dependências da escola e teve início as 9h da manhã com uma programação diversificada.

Com uma exposição de trabalhos e um desfile para lá de alegre e criativo, no Ginásio do IMC os estudantes da Educação Infantil e anos iniciais apresentaram a cultura de 10 países que participaram da Copa do Mundo. Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Japão, México e Portugal foram representados por meio de músicas, danças e vestimentas que alegraram o público que assistia ao desfile.

No pátio da instituição, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio organizaram tendas de comidas típicas e brincadeiras. O público pode se deliciar com brigadeiros, cupcakes, pipoca, bolos, rapaduras, chás entre outras opções.

Antes da Festa: trabalhos, estudo e visitas especiais

Na semana que antecedeu a Festa Cultural, os estudantes desenvolveram diversos trabalhos e atividades sobre as culturas dos países que fizeram parte da exposição do evento. Cada turma teve a tarefa de estudar e pesquisar sobre a cultura de um país, e realizar trabalhos para serem apresentados na Festa.

Algumas turmas também tiveram a experiência de conhecerem mais de perto sobre a cultura de outros países. No dia 11 de julho, a turma do 5º ano recebeu a visita de intercambistas da Bélgica, Alemanha, Itália e Eslováquia. A turma teve a oportunidade de ouvir e perguntar sobre a cultura dos estrangeiros e principalmente vivenciar sobre os hábitos e costumes da Bélgica, país pesquisado pelos estudantes para expor na Festa.

Na tarde do dia 12 de julho, foi a vez das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e do Nível 3 da Educação Infantil terem um bate-papo com duas intercambistas mexicanas. Além dos estudantes terem ouvido um pouco sobre a cultura do México, tiveram a oportunidade de fazerem perguntas para as jovens. Já os pequenos do Nível 3 realizaram desenhos que foram entregues em cartinhas para as estrangeiras.

Na sexta-feira, as professoras Ana Rúbia Teixeira e Neiva Lobo organizaram um “lanche árabe” com as turmas do Nível 4 da Educação Infantil, que experimentaram pratos típicos do país como o pão árabe frito, o kibe, o falafel, entre outros.