Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade centenarista se reúne na Festa Cultural Brasileira

Comunidade centenarista se reúne na Festa Cultural Brasileira

por Dara Luiza Hamann publicado 04/07/2017 13h50, última modificação 04/07/2017 13h50
Atividade contou com apresentações e tendas de comidas e brincadeiras típicas

O sol que fez na manhã de sábado, dia 1º de julho, contribuiu para o sucesso da Festa Cultural Brasileira do Colégio Metodista Centenário. Em sua segunda edição, a atividade reuniu a dança, a música, as comidas e as brincadeiras típicas dos povos do Brasil. Estiveram representadas as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. A programação iniciou às 9h, no pátio da escola, com a presença massiva da comunidade centenarista. O tema foi “Cultura brasileira: é de geração em geração e representa a essência de uma nação”.

2ª Festa Cultural Brasileira

Enquanto aguardavam as apresentações, as crianças se divertiram no pátio da escola.

Os alunos e seus familiares se divertiram na integração proporcionada pelo evento. As turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental organizaram tendas de comidas típicas e brincadeiras. O público pode se deliciar com pipoca, brigadeiros, cupcakes, nega maluca, rapadura, entre outras opções. Também teve jogos como pescaria, argolas e latas, além da cadeia e cama elástica.

2ª Festa Cultural Brasileira

A Pescaria, organizada pela turma do 8º ano, foi uma das brincadeiras mais procuradas.

As apresentações foram o ponto culminante e mais esperado da Festa Cultural. A abertura foi feita pela orientadora educacional Adineia Araújo. Ela saudou os presentes e enfatizou o objetivo da atividade. “Estamos aqui para celebrar a diversidade do povo brasileiro e a cultura e os valores de cada região”, afirma. Em seguida, se manifestou o diretor do Colégio, professor Flávio Pereira. Segundo ele, o propósito do evento também é reunir as famílias e, foi atingido. “Sentimo-nos honrados com a presença de todos vocês”, destaca.

2ª Festa Cultural Brasileira

O diretor do Colégio, professor Flávio Pereira, destacou a importância de os alunos conhecerem diversas culturas.

As turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram as primeiras a se apresentar. O forró foi a escolha do 1º ano, que representou a música “Sou Abençoado”, de Fabiano Franco. Com figurino de chapéu, camisa e bota, o 2º ano trouxe o clássico “Alô Galera de Cowboy”, do grupo Dallas Country. Outro espetáculo foi a dança do 3º ano, ao som de “Carimbó do Senhor”, de Mylla Karvalho. O 4º ano representou o povo gaúcho, interpretando as músicas “Hino do Rio Grande do Sul”, de Joaquim José Mendanha e “Obrigado, Patrão Velho”, do grupo Os Serranos.

2ª Festa Cultural Brasileira

Os alunos do 1º ano se caracterizaram para dançar forró.

O momento artístico teve seguimento com a apresentação da aluna Maria Eduarda Boemo, com voz e violão. Ela interpretou as músicas “Eu sem você”, da Paula Fernandes e “Dia Especial”, do grupo Cidadão Quem. As turmas da Educação Infantil fecharam a atividade, com o resgate de cantigas de roda. Elas trouxeram canções como “Caranguejo não é peixe” e “Pirulito que bate-bate”. As famílias aproveitaram para registrar com fotos e vídeos e foram convidadas a participar na última música.

2ª Festa Cultural Brasileira

As turmas da Educação Infantil, do Nível 2 ao Nível 5, formaram rodas e fizeram um resgate das cantigas de marcaram época.

Tamara Lopes, mãe da pequena Bibiana, do Nível 5 da Educação Infantil, avaliou como interessante a proposta da atividade. “Eu adorei as apresentações e as crianças gostaram da ideia de festa cultural”, declara. A avó do Luiz Henrique, também do Nível 5, Maria de Pellegrini, adorou a festa. “Eu gosto de criança e a festa estava bem organizada e bonita, com essa mistura de culturas. Gostei muito do carimbó”, comenta. Ao final das apresentações, o público foi convidado a aproveitar as demais atrações da Festa.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos da Festa Cultural Brasileira.