Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Centenário recebeu intercambistas norte-americanos

Colégio Centenário recebeu intercambistas norte-americanos

por Caroline Costa publicado 21/08/2019 13h36, última modificação 21/08/2019 13h36

Durante as primeiras semanas do mês de agosto a turma do Pré B2 da Educação Infantil e do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Centenário contaram com a presença de dois intercambistas. Os irmãos Liam e Lucas Thompson, moram em Washington, nos Estados Unidos. Há seis anos, no período de férias da escola norte-americana, os irmãos vêm para visitarem a avó que reside em Santa Maria e passam um período estudando no Colégio Centenário.

A mãe dos meninos, Débora Viana Thompson relata que a ligação da família com o Colégio Centenário já vem de muitos anos. Além de ter estudado no Colégio durante toda a Educação Básica, a sua mãe, Maria da Glória Almeida Viana, foi professora na escola por mais de 30 anos. Débora conta que foi morar nos Estados Unidos em 2001, para cursar doutorado no estado de Mariland. Após concluir o curso, ficou morando lá e atualmente é professora da Universidade de Georgetown, em Washington. Segundo ela, sua ambição em estudar no exterior é fruto do incentivo recebido durante os anos que frequentou o Colégio Centenário que sempre valorizou o ensino do inglês. “Eu aprendi a sonhar alto aqui. Foi o Centenário que fomentou o meu interesse em aprender a falar inglês, conhecer o mundo, viver outra cultura”, relembra.

Para Débora, a experiência do intercâmbio vivenciada na escola é enriquecedora, tanto para os seus filhos, quanto para as turmas que os recebem. “A convivência de crianças da mesma idade ajuda muito no aprendizado da língua estrangeira, o convívio social e a imersão sociocultural no ambiente escolar é uma experiência rica para ambos”, enfatiza

Ela finaliza destacando que, na sua opinião, dentre todas as escolas da cidade o Colégio Centenário é o que tem mais credibilidade no ensino do inglês, justamente pela sua história, que teve origem na formação por missionárias norte-americanas. “O bilinguismo é uma sinergia com a história e o patrimônio cultural do Centenário, e disso ninguém pode se apropriar”, evidencia.

Para o Colégio Centenário contar com estudantes intercambistas também é muito importante pois proporciona vivências bastante significativas aos estudantes.  De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Amanda Cezar, a estada dos intercambistas é de grande relevância, pois, além de possibilitar a troca de experiências entre duas culturas e intensificar a importância do aprendizado de uma segunda língua, é uma maneira de fortalecer a proposta pedagógica centenarista em oportunizar o ensino do inglês por excelência.

"Além de potencializar o processo de aquisição da língua inglesa para os nossos estudantes e da língua portuguesa para os intercambistas, por meio desta atividade buscamos proporcionar uma experiência rica e além disso, fortalecer os laços de amizade entre os alunos que se reencontram a cada ano”, expõe Amanda.

Liam e Lucas se despediram de seus colegas neste momento. Mas, como acontece em todos os anos, tanto os pequenos intercambistas como a comunidade centenarista, já esperam ansiosos pelas novas experiências do próximo encontro.