Colégio Centenário incentiva aprendizado em Física além das fórmulas
por Colégio Metodista Centenário
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publicado
19/06/2008 14h29,
última modificação
23/05/2016 11h26
Professor da disciplina desenvolve projeto que coloca em prática o aprendizado teórico dos livros
Tensão superficial, capilaridade, viscosidade. Quando o assunto é física muitos(as) estudantes encontram dificuldade no aprendizado. Pensando nisso o professor do Colégio Metodista Centenário, Adriano Costa Siqueira, desenvolveu uma metodologia para facilitar e estimular o entendimento da disciplina pelos(as) alunos(as) da 2ª série do Ensino Médio.
O projeto, que foi desenvolvido pela primeira vez em sala de aula, tem como objetivo aplicar na prática o conteúdo de dilatação de líquidos. Os (As) estudantes fizeram uma pesquisa sobre os experimentos que gostariam de realizar.
Após a análise dos conteúdos cada grupo fez uma apresentação aos (às) colegas, explicando a pesquisa e desenvolvendo o experimento. As idéias apresentadas foram diversas, utilizando-se de leite, mercúrio, contração de volume, entre outros, que vão além do aprendizado com os livros e fórmulas.
O professor explica que sentiu a necessidade de criar uma ação que envolvesse mais os(as) estudantes devido a falta de interesse natural que a matéria apresenta. Percebi que não estava conseguindo atingir os alunos de forma totalmente satisfatória, então busquei alternativas para dar a eles uma aula diferente, conta.
Para testar o aprendizado da turma após as atividades, o professor aplicou uma prova contendo questões do PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM) e vestibular sobre a matéria. O resultado foi que 90% dos(as) alunos(as) responderam corretamente. A gente aprende muito mais com a prática, começamos a assimilar com o dia-a-dia. Percebi coisas que não notava antes, tive mais facilidade para entender, relata a estudante Giulia Fortes, de 15 anos.
A partir do resultado positivo, o professor diz que pretende implementar atividades como esta em outras turmas. Na 3ª série do Ensino Médio, por exemplo, os(as) estudantes irão elaborar uma maquete gigante reproduzindo Santa Maria e seus pontos principais. A idéia é mostrar como são os circuitos elétricos da cidade, conteúdo que está sendo estudado em aula.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Arquivo Pessoal
O projeto, que foi desenvolvido pela primeira vez em sala de aula, tem como objetivo aplicar na prática o conteúdo de dilatação de líquidos. Os (As) estudantes fizeram uma pesquisa sobre os experimentos que gostariam de realizar.
Após a análise dos conteúdos cada grupo fez uma apresentação aos (às) colegas, explicando a pesquisa e desenvolvendo o experimento. As idéias apresentadas foram diversas, utilizando-se de leite, mercúrio, contração de volume, entre outros, que vão além do aprendizado com os livros e fórmulas.
O professor explica que sentiu a necessidade de criar uma ação que envolvesse mais os(as) estudantes devido a falta de interesse natural que a matéria apresenta. Percebi que não estava conseguindo atingir os alunos de forma totalmente satisfatória, então busquei alternativas para dar a eles uma aula diferente, conta.
Para testar o aprendizado da turma após as atividades, o professor aplicou uma prova contendo questões do PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM) e vestibular sobre a matéria. O resultado foi que 90% dos(as) alunos(as) responderam corretamente. A gente aprende muito mais com a prática, começamos a assimilar com o dia-a-dia. Percebi coisas que não notava antes, tive mais facilidade para entender, relata a estudante Giulia Fortes, de 15 anos.
A partir do resultado positivo, o professor diz que pretende implementar atividades como esta em outras turmas. Na 3ª série do Ensino Médio, por exemplo, os(as) estudantes irão elaborar uma maquete gigante reproduzindo Santa Maria e seus pontos principais. A idéia é mostrar como são os circuitos elétricos da cidade, conteúdo que está sendo estudado em aula.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Arquivo Pessoal