Centenário recebe atividade da Semana Internacional de Conscientização sobre o Ruído
“Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição” é o tema da Semana Internacional de Conscientização sobre o Ruído, trabalhado na manhã de terça-feira, dia 25 de abril, no Colégio Metodista Centenário. Acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia e Engenharia Acústica da Universidade Metodista de Santa Maria (UFSM) palestraram e realizaram dinâmicas para enfatizar os cuidados que devem ser adotados com a audição e com a voz. A atividade ocorreu no Auditório Alice Denison e teve a participação dos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
Em um primeiro momento, os estudantes responderam um questionário, que tratava sobre as condições da audição de cada um, uso de fones de ouvido e cuidados com a voz. Em seguida, o acadêmico de Engenharia Acústica, Giovani da Silva, explicou a diferença entre som e ruído. Ele fez uma dinâmica com os alunos, medindo a intensidade do som que os mesmos são capazes de emitir e mostrou os tipos de sons, exemplificando os graves, medianos e agudos.
Logo após, a acadêmica de Fonoaudiologia, Priscila Martins, conversou com as turmas sobre a presença do ruído no dia a dia das pessoas. De acordo com ela, o ruído pode estar em todos os ambientes, seja em casa, na escola, no trabalho ou no trânsito. “Quando vocês conversam em sala de aula, vocês provocam um ruído que atrapalha o professor e os colegas de vocês” destaca. Priscila também chamou a atenção dos alunos para os efeitos do ruído no corpo humano. Chiado, perda parcial ou total da audição, dor de cabeça, tontura, insônia, ansiedade e problemas na voz são algumas das consequências.
Outro ponto abordado foi o uso do fone de ouvido, muito comum entre estudantes. Segundo Priscila, essa prática preocupa pois a maioria desconhece os perigos para a audição. “A gente recomenda que vocês usem no volume médio ou menos, sempre nos dois lados” enfatiza. Para complementar a abordagem, a acadêmica realizou uma dinâmica, convidando dez alunos para brincarem de telefone sem fio. Eles tiveram que transmitir uma mensagem duas vezes, sob ruído e depois sem interferências. “Vocês só receberam um par de orelhas, cuidem bem dele” conclui.
Por último, a acadêmica de Fonoaudiologia, Gabriela Baal, explanou sobre a saúde da voz. Conforme ela, a hidratação é fundamental para a qualidade vocal. “Tomem bastante água e tenham um lenço ou cachecol na mochila para evitar que as cordas vocais adoeçam” frisa. Na apresentação de trabalhos escolares, ela recomendou que os estudantes fiquem em pé e falem devagar, fazendo pausas, pois a respiração contribui para o bom desempenho. “Se vocês tiverem algum problema com a fala ou com a audição, procurem um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista” finaliza.
Ao final da atividade, os alunos participaram de um quiz, para colocarem em prática os conhecimentos obtidos acerca do assunto. Também foram sorteados brindes. Simultaneamente à palestra, o grupo da UFSM realizou avaliações auditivas com alguns dos estudantes.
Assessoria de Imprensa