Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário realiza Seminário Pedagógico

Centenário realiza Seminário Pedagógico

por Dara Luiza Hamann publicado 22/07/2016 14h23, última modificação 25/07/2016 12h24
Professores da Educação Básica tiveram atividades nos dias 20 e 21 de julho

Enquanto os alunos centenaristas aproveitam as férias escolares para descansar e renovar as energias, os professores se preparam para recebê-los no próximo semestre. Com o intuito de contribuir na motivação, conhecimento e novas experiências para seus docentes, o Colégio Metodista Centenário promoveu o Seminário Pedagógico. O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de julho, nas dependências da escola, com a participação dos profissionais da Educação Básica.

seminario pedagogico

Momento inicial foi marcado pela acolhida da pastoral do Colégio Centenário.

O primeiro dia de programação começou às 18h30, com uma cerimônia de abertura. Na ocasião, a agente da pastoral, Ângela Dias, fez a acolhida, convidando o público presente para uma reflexão, sobre “o que é ser professor”. Ela também enfatizou a importância de os professores estarem atentos as necessidades dos estudantes. “Somos capazes de perceber que cada aluno tem uma habilidade”, acrescenta. Na ocasião, a reverenda ainda entregou um cartão aos docentes, que continha uma receita médica divina. A lista prescrevia, ao invés de medicamentos, caixas de perseverança, perdão, bom humor, solidariedade, entre outros itens fundamentais para a harmonia no convívio e relações escolares.

seminario pedagogico

A assistente da orientação educacional, Suélen Ilha, fez a leitura da "receita divina".

Em seguida, fez uso da palavra o diretor do Colégio Centenário, professor Flávio Pereira. O papel do professor na formação dos alunos foi a principal questão defendida por ele, associando a necessidade de o docente estar em contínuo aperfeiçoamento para adaptação às novas realidades. “Queremos que a educação seja diversificada e é por isso que somos diferenciados”, destacou. O diretor ainda explanou sobre as metodologias a serem adotadas no próximo ano e sobre as regras da escola e a cobrança das mesmas.

seminario pedagogico

O diretor Flávio Pereira desafiou os docentes a serem agentes de transformação na vida dos alunos.

A palestra “Competências e Habilidades: Necessidades de Ressignificação”, ministrada pela professora Roberta Pereira Leitão foi o ponto alto da noite. Ela apresentou aos docentes do Centenário a trilogia do saber, salientando o modo de se relacionar dos humanos. Conforme Roberta, existem três tipos de saberes: saber fazer (prática), saber saber (conteúdo científico) e o saber ser (valores e comportamento). A palestrante enalteceu que a educação por habilidades e competências é trabalhada nas múltiplas artes e não através do conhecimento segmentado. “O modelo atual de avaliação é diferente do utilizado em práticas passadas”, completa. Roberta ainda afirmou que os conteúdos precisam ser desenvolvidos de forma globalizada, a fim de que o aluno construa sua autonomia.

seminario pedagogico

A palestrante reforçou o avanço nas avaliações escolares, diante da mudança de método quantitativo por qualitativo.

Segundo dia foi marcado pelas trocas em grupos

As atividades do Seminário Pedagógico tiveram continuidade no dia 21 de julho. Os docentes reuniram-se a partir das 8h, para uma manhã produtiva. Inicialmente, a pastora Ângela convidou o público para pensar sobre o texto diário de “No Cenáculo”, que trazia uma mensagem sobre a presença do amor e da compaixão no dia a dia das pessoas. Ela acrescentou que os professores, assim como os alunos são joias preciosas para Deus e, enquanto joias, não nasceram prontos, precisam ser lapidados.

seminario pedagogico

Pastora Ângela Dias frisou aos professores que eles são joias preciosas para Deus.

Antes das dinâmicas, a coordenadora pedagógica, Miriam Rossa, conduziu um momento de oração. Logo após, os professores se reuniram em grupos, para exercitar na prática as ideias obtidas durante a palestra do dia anterior.Como ponto de partida, a assessora de orientação educacional, Suélen Ilha, fez uma reflexão, reforçando a concepção de que as pessoas são como diamantes, em contínuo aperfeiçoamento. O diretor, professor Flávio, aproveitou a oportunidade para lançar aos docentes o desafio de lapidar os alunos, com um olhar individualizado. Após os estudos em conjunto, foi tratado sobre o projeto da Educação Infantil e algumas mudanças que serão adotadas para inovar as atividades.

seminario pedagogico

Em grupos, os professores organizaram materiais com premissas a serem colocadas em prática na sala de aula.

A última tarefa do Seminário foi a avaliação do próprio evento. Os docentes receberam papel e caneta para apontar os pontos positivos e os aspectos a serem melhorados para as próximas edições. Da mesma forma, o espaço foi utilizado para sugestões de novos temas e metodologias para as futuras capacitações do Colégio. No encerramento, a orientadora educacional Adineia Araújo, agradeceu a participação e envolvimento de todos e entregou um mimo preparado pela Instituição.