Centenário inova no ensino e aprendizagem de Química
por Colégio Metodista Centenário
—
publicado
12/08/2010 13h57,
última modificação
23/05/2016 11h26
Projetos em parceria com universidades complementam conhecimentos obtidos em sala de aula e práticas de laboratório
Com o objetivo de desmistificar o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Química, o projeto Inovando o jeito de ensinar Química visa aplicar maneiras alternativas para o entendimento da disciplina para os(as) alunos(as) do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Metodista Centenário. A atividade, que tem a participação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e da própria escola, foi idealizada a partir de outro projeto realizado anteriormente, A viagem de Kemi, que tratava da produção de mídias eletrônicas para auxiliar no aprendizado da matéria.
Inicialmente o projeto está sendo aplicado somente para os(as) estudantes do 1º ano, mas terá sequência nos anos seguintes até abranger todas as séries do Ensino Médio. O programa, que não elimina a aula formal, tem como finalidade melhorar o aprendizado e aumentar o interesse pela disciplina, oferecendo uma ferramenta inovadora para complementar o processo de ensino-aprendizagem, avaliando assim a funcionalidade das mídias desenvolvidas e ajustando as mesmas às necessidades do ensino e às expectativas do público-alvo.
O professor de Química do Centenário, César Camargo, explica que é preciso se adaptar e inserir as novas mídias no processo de ensino para acompanhar a realidade dos(as) alunos(as). O projeto complementa a sala de aula e as práticas de laboratório. É uma maneira inovadora de ensinar Química e aumentar a eficiência no aprendizado. Com isso, esperamos também demonstrar que a Química é uma ciência simples e aplicável em todas as áreas do conhecimento e do nosso dia a dia.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Carina Bohnert
Inicialmente o projeto está sendo aplicado somente para os(as) estudantes do 1º ano, mas terá sequência nos anos seguintes até abranger todas as séries do Ensino Médio. O programa, que não elimina a aula formal, tem como finalidade melhorar o aprendizado e aumentar o interesse pela disciplina, oferecendo uma ferramenta inovadora para complementar o processo de ensino-aprendizagem, avaliando assim a funcionalidade das mídias desenvolvidas e ajustando as mesmas às necessidades do ensino e às expectativas do público-alvo.
O professor de Química do Centenário, César Camargo, explica que é preciso se adaptar e inserir as novas mídias no processo de ensino para acompanhar a realidade dos(as) alunos(as). O projeto complementa a sala de aula e as práticas de laboratório. É uma maneira inovadora de ensinar Química e aumentar a eficiência no aprendizado. Com isso, esperamos também demonstrar que a Química é uma ciência simples e aplicável em todas as áreas do conhecimento e do nosso dia a dia.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Carina Bohnert