Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário desenvolve diversos trabalhos na semana do meio ambiente

Centenário desenvolve diversos trabalhos na semana do meio ambiente

por Colégio Metodista Centenário — publicado 17/06/2008 07h33, última modificação 23/05/2016 11h26
Proposta é que os (as) alunos(as) aprendam realizando atividades que estimulem a consciência ambiental
Mudas de flores plantadas pelos(as) alunos(as), discussões e reflexão em sala de aula, filme sobre ecologia, confecções diferenciadas com material reciclável. Foi com essa diversidade de trabalhos realizados que os (as) estudantes do Colégio Metodista Centenário comemoraram a semana do meio ambiente, cujo dia mundial acontece em 05 de junho.

Na Educação Infantil as crianças plantaram mudas de flores no pátio da escola e, durante o trabalho, foram apreendendo como a planta se alimenta e se desenvolve, fazendo um comparativo com a alimentação saudável para o crescimento delas mesmas. O trabalho na Educação Infantil ainda contou com um experimento: os(as) alunos(as) confeccionaram bonecos(as) de arroz. Com uma porção de areia e casca de arroz dentro de meias de nylon, cada criança trouxe o número de meias referente a quantas pessoas moram em sua casa. Depois das carinhas prontas, elas foram molhadas durante um tempo para que o arroz comece a crescer, formando o “cabelo” para os (as) bonecos(as).

As crianças do nível 4 também fizeram um sofazinho para a sala de aula com caixas de leite tetra pak. “Eles têm um universo lúdico de compreensão, não podemos trabalhar só através da fala da professora em sala de aula, por isso desenvolvemos atividades de reflexão e mais atrativas”, explica a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, Rejane Cavalheiro.

Já os (as) alunos(as) de 1ª a 4ª série fizeram textos sobre o meio ambiente, com o intuito de formular uma carta manifesto ao prefeito sobre a necessidade de Santa Maria ter espaços públicos de lazer. O documento foi entregue na prefeitura no dia 06 de junho ao Secretário de Comunicação, Tiago Machado.

Nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio o trabalho desenvolvido em sala de aula se deu através de imagens sobre as mudanças ambientais que estão ocorrendo devido à falta de cuidados com o meio ambiente. Mas as atividades não são restritas à comemoração da data. “O trabalho não começou e nem termina agora, apenas é mais contextualizado, aumentando o foco em virtude da data”, destaca a professora.

Dentro das atividades relacionadas ao tema, está prevista uma visita ao Criadouro Braz pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil até a 4ª série. No local são atendidos animais apreendidos pelo IBAMA que sofreram maus tratos.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi