Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário desenvolve atividades do Projeto Antibullying

Centenário desenvolve atividades do Projeto Antibullying

por Dara Luiza Hamann publicado 27/06/2017 13h40, última modificação 27/06/2017 13h40
Turmas do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental assistiram palestra sobre o tema

Direitos da Criança e do Adolescente, bullying, ciberbullying e sexting foram os temas abordados no ciclo de palestras do Projeto Antibullying, desenvolvido pela Orientação Educacional do Colégio Metodista Centenário em conjunto com a Pastoral Escolar. As explanações estiveram a cargo da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria e ocorreram na segunda, na quarta e na sexta-feira, dias 19, 21 e 23 de junho, envolvendo as turmas do 8º, 9º e 7º ano do Ensino Fundamental.

A palestra foi ministrada pela professora Daniela Richter, coordenadora da Cátedra e pela monitora, acadêmica de Direito Vera Rios. Também participou a voluntária do grupo, bacharel em Direito Patrícia dos Reis. Inicialmente, o grupo explicou o que prevê a legislação sobre os direitos e os deveres das crianças e adolescentes. Em seguida, foram trazidos para discussão os perigos decorrentes da emergência da internet, a partir de dados estatísticos do SaferNet.

Em um terceiro momento, foram explicados os conceitos de bullying, ciberbullying e sexting, bem como as responsabilizações que prevê a lei para cada caso de violência. Exemplos de situações de risco, decorrentes destes crimes, foram utilizadas para conscientizar os estudantes que isso faz parte da realidade dos usuários das redes, uma vez que as informações que estão na web são permanentes e de acesso fácil.

A orientadora educacional do Colégio, Adineia Araújo, avalia positivamente a parceria com a Cátedra de Direitos Humanos. “A atividade teve impacto positivo para os alunos e para as famílias, uma vez que eles compartilharam em casa as informações aprendidas”, destaca. Adineia defende que a conscientização precisa ser constante e, em breve, será acordado com a Cátedra a realização de uma palestra para os familiares.

Além das explanações, os alunos receberam materiais informativos sobre os temas, que serviram de estudo prévio para as palestras e continuam sendo úteis. Na disciplina de Tutoria, cada turma está seguindo as pesquisas com produção de conteúdo e alguns grupos já estão realizando vídeos informativos. As atividades do Projeto Antibullying têm seguimento no mês de julho, quando as turmas do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental participam de palestra preventiva sobre bullying.