Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário dá início a atividades da Semana Farroupilha

Centenário dá início a atividades da Semana Farroupilha

por Colégio Metodista Centenário — publicado 17/09/2008 11h36, última modificação 23/05/2016 11h26
Recreio festivo, apresentações musicais e de danças folclóricas, chegada da chama crioula e almoço gaúcho fazem parte da programação
O Colégio Metodista Centenário deu início as comemorações da Semana Farroupilha com um momento cultural na segunda-feira (15/09). A apresentação dos(as) alunos(as) da 2ª e 3ª série do Ensino Fundamental sobre o Planeta Terra teve um figurino especial: roupas típicas gaúchas. Na platéia, estudantes e professores(as) também estavam vestidos à caráter e saboreando um chimarrão.

Já para os(as) alunos(as) do turno da manhã, da 5ª série até o Ensino Médio a abertura das festividades aconteceu na terça-feira (16/09), com a chegada da chama crioula trazida por um grupo de dez estudantes a cavalo. Após cantarem o hino do Rio Grande Sul interpretado pela colaboradora Djanira Ribeiro com o acompanhamento da gaita do colaborador Olinto Vigodel, o público pôde assistir a uma variedade de apresentações culturais como declamação de poesia e canções interpretadas por alunas que participam do movimento tradicionalista.

Durante toda semana os(as) estudantes participam de uma diversificada programação que inclui recreio festivo com distribuição de erva-mate, apresentações de grupos de dança gaúcha e almoço na escola com culinária típica. O almoço será realizado com as crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na sexta-feira (19/09).

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais, Rejane Cavalheiro, ressalta a importância dessas atividades para os(as) estudantes. “Os valores culturais de onde moramos precisam ser colocados em prática no dia-a-dia desenvolvendo a autonomia e o questionamento do mundo”.

Nathália Lopes, da 5ª série, assistiu atenta às apresentações culturais da manhã de terça-feira e explica o porquê de tanto interesse. “Eles estão representando a tradição do nosso Estado e isso tem que ser valorizado. O que mais gostei foram das declamações de poesias”.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi