Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário comemora a Semana Farroupilha com atividades tradicionalistas

Centenário comemora a Semana Farroupilha com atividades tradicionalistas

por Colégio Metodista Centenário — publicado 18/09/2009 08h07, última modificação 23/05/2016 11h26
Entrega da chama crioula por alunos(as) cavalarianos(as), atividades tradicionalistas e apresentações marcam as festividades no colégio
O Colégio Metodista Centenário deu início na terça-feira (15/09), às comemorações da Semana Farroupilha. Os(As) estudantes, funcionários(as) e professores(as) puderam conferir demonstrações de valorização e respeito pelo tradicionalismo gaúcho.

O pátio do colégio recebeu alunos(as) e ex-alunos(as) à cavalo que entregaram a chama crioula para a Diretora, Luciana Dias, que acendeu a pira no Galpão Crioulo montado para a festa tradicionalista. Os(As) cavalarianos(as) também trouxeram as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Colégio Centenário e FAMES para integrar o galpão.

Após o hino Rio-Grandense, cantado na voz da professora Djanira Ribeiro, o Reverendo Nivaldo Dias, da Pastoral Escolar, transmitiu uma palavra de acolhimento aos(as) participantes. “Nós, que viemos de outros Estados, nem sequer conhecemos o nosso hino, essa é uma beleza do Rio Grande do Sul. Que a semana farroupilha tenha a benção de Deus e que possamos valorizar esse momento e o que ele representa”, desejou.

A Diretora de Unidade do Colégio Centenário, Luciana Dias, também destacou a importância das comemorações. “Essa semana farroupilha mostra a importância da tradição e reflete que o Centenário está ligado à prática da história do Estado. Que possamos redefinir o nosso dia-a-dia a partir dessa prática histórica”.

A declaração de abertura da Semana Farroupilha foi dada pelo presidente do Grêmio Estudantil, Thomaz Staggmeier, da 3ª série do Ensino Médio, que ainda enfatizou o papel significativo da juventude para o Estado. “O Rio Grande do Sul precisa de nós para dar continuidade ao que nossos antepassados fizeram, vamos estudar, pois somos o futuro”.

As apresentações tradicionalistas contaram com a participação de alunos(as) e funcionários(as). O colaborador Olinto Vigodel tocou com seu acordeon a música Prenda Minha, cantada pela professora Djanira Ribeiro.

A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Luiza Borges, que é 1ª Prenda da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, também cantou, acompanhada pelo aluno da 1ª série, Pedro do Canto. Juntos interpretaram a música Gaudêncio 7 Luas e, posteriormente, o estudante tocou a música Na alma e na Voz.

As comemorações pela Semana Farroupilha ainda foram marcadas pela integração entre Colégio Centenário e Faculdade Metodista. A acadêmica do curso de Direito da FAMES, Maiama Ribeiro, declamou a poesia O Homem do Pala Branco.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Thaís Pedrazzi