Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário adota projeto Menteinovadora como complemento no método de ensino

Centenário adota projeto Menteinovadora como complemento no método de ensino

por Colégio Metodista Centenário — publicado 16/03/2011 13h54, última modificação 23/05/2016 11h26
Jogos de raciocínio são destinados a alunos(as) do nível 4 da Educação Infantil à 6ª série do Ensino Fundamental<br> <br>
O Colégio Metodista Centenário iniciou o ano letivo de 2011 com um complemento no método de ensino para os(as) alunos(as) do nível 4 da Educação Infantil à 6ª série do Ensino Fundamental. A escola implantou o projeto Mind Lab – Menteinovadora, através da Rede Metodista Nacional, com a proposta de desenvolvimento da inteligência por meio de jogos integrados ao currículo escolar.

O trabalho com os jogos de raciocínio tem início na 2ª quinzena de março. A partir daí, uma vez por semana os(as) estudantes utilizarão o material em grupos, duplas ou individualmente para desenvolver habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e tomada de decisões.

A disciplina, que faz parte da grade curricular, terá a duração de 50 minutos e será desenvolvida em um laboratório preparado para atender o projeto. Como parte da preparação para ministrar as aulas, os(as) professores(as) participaram de um treinamento com profissionais do Mind Lab, grupo responsável pela implementação da metodologia no Brasil, já que o projeto tem origem em Israel.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Centenário, Marlova Garcia, muito mais do que trabalhar com conceitos e raciocínios, o projeto tem como objetivo atender as necessidades de cada período da criança, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. 'Para oferecer uma educação de qualidade, é preciso estimular a interação em sala de aula e a adaptação em novas metodologias. Não podemos aceitar que escolas e educadores promovam somente a repetição de saberes historicamente construídos em nossa sociedade. O ensino não é linha de produção, deve ser democrático, didático e, principalmente, humano. Somos diferentes, aprendemos de formas e em tempos diferentes e assim deve ser a formação de nossos alunos e educadores', explica.

Além do Brasil e de Israel, a metodologia também é utilizada em países como Coréia, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, entre outros, atingindo mais de um milhão de alunos(as).

Conheças as habilidades desenvolvidas pelo projeto:

Cognitivas
- resolver problemas;
- planejar estratégias e tomar decisões;
- pensar de forma criativa.

Sociais
- como cooperar e colaborar com o grupo;
- conviver com regras;
- trabalhar em equipe.

Emocionais
- lidar com o ganhar e perder;
- autoconfiança;
- auto-estima;