Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Café Literário proporciona experiência cultural aos alunos do Colégio Centenário

por joana.gunther — publicado 04/07/2018 13h18, última modificação 26/03/2019 18h15

Momentos de confraternização, partilha de lanches e muita troca de conhecimentos resumem o Café Literário do Colégio Centenário realizado na manhã de 29 de junho. Participaram da atividade, as turmas do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

Para o Café, os estudantes do 7º ano escolheram obras da literatura nacional e estrangeira para serem apresentadas a uma roda de leitura, onde estavam os demais colegas e a professora de Português, Leci Simões.

Já os alunos das duas turmas do 8º ano, receberam o exercício de em grupos criarem um produto com embalagem e informações para o consumidor, e apresentá-lo a turma.

Este produto deveria ter um nome, as informações de ingredientes ou elementos utilizados na sua elaboração, e a apresentação teria de ser acompanhada de uma propaganda para convencer os colegas de utiliza-lo. No texto desta propaganda os estudantes tinham de utilizar a linguagem estudada na disciplina de Português, ministrada pela professora Luciane Bernardi. De acordo com Luciane a proposta foi baseada no conteúdo do trimestre sobre produção literária. “A atividade se trata da criação de um produto para realizar o seu lançamento no mercado com uma campanha publicitária contendo a utilização da linguagem implícita”, explica.

Na manhã da quarta-feira, 04 de julho, foi a vez da turma do 9º ano realizar as suas atividades preparadas para o Café Literário. Conforme a professora Luciane, em grupos, os alunos tiveram de escolher um filme, um seriado ou um livro e encená-lo para os colegas. Algumas apresentações foram ao vivo e outras foram gravadas em um vídeo e exibidas em sala de aula. A escolha das obras foi livre e podiam ser tanto brasileiras quanto estrangeiras. Luciane explica que o objetivo do exercício é desenvolver a desinibição dos estudantes, para que eles percam a timidez de falar em público. Além do mais, a apresentação para os colegas também é uma maneira de instigá-los e incentivá-los a assistirem ou lerem produções audiovisuais ou literárias.

Após as apresentações do Café Literário, cada turma realizou sua confraternização e partilha do lanche, composto por pratos doces e salgados trazidos pelos próprios alunos.