Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Café literário: partilha de conhecimentos com muita literatura e gostosuras

Café literário: partilha de conhecimentos com muita literatura e gostosuras

por Caroline Costa publicado 24/06/2019 18h03, última modificação 24/06/2019 18h03

Com o intuito de desenvolver a criatividade e fomentar o hábito da leitura, todos os anos, a professora de português do Colégio Centenário, Leci Simões, realiza o Café Literário, que conta com a participação das turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Neste ano, a atividade foi realizada em duas manhãs, primeiro com a turma do 6º ano, no dia 12 de junho e depois com os alunos do 7º ano na quarta-feira, 19 de junho. Para o café, os estudantes se reuniram em duplas e escolheram obras da literatura nacional ou estrangeira para apresentarem a uma roda de leitura, com os demais colegas e a professora Leci. Para as apresentações, os alunos também elaboraram slides com informações sobre a narrativa e o seu autor.

De acordo com a professora Leci, o Café Literário funciona como uma introdução à literatura, unindo momentos de confraternização e muita troca de conhecimentos. Além da proposta de fomentar o hábito da leitura, a atividade também busca desenvolver a desinibição e a oratória dos estudantes. A professora também explica que a apresentação para os colegas é uma maneira de potencializar a criatividade, já que os alunos tiveram que preparar slides ou imagens para ilustrarem a narrativa.

A aluna do 6º ano, Amanda Assunção, conta que essa foi a sua primeira experiência com a produção de slides e com a apresentação de trabalho usando microfone.  Para ela, o exercício também foi uma forma de trabalhar em equipe, uma vez que precisou se reunir com um colega para produzir o material audiovisual e praticar a apresentação. “Antes de apresentar fiquei um pouco nervosa, mas no fim ocorreu tudo certo e foi melhor do que eu imaginava”, comemora Amanda.

Na foto, a aluna Amanda Assunção, do 6º ano, apresentando  o livro "Coração na rede" de Telma Guimarães Castro Andrade

Durante o Café Literário, as turmas também fizeram uma pausa para confraternizarem e fazerem a partilha do lanche, composto por pratos doces e salgados trazidos pelos próprios alunos.