Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula para conhecer e compartilhar as origens

Aula para conhecer e compartilhar as origens

por Dara Luiza Hamann publicado 21/07/2017 15h20, última modificação 21/07/2017 15h20
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de seminário

Deuteronômio, no Antigo Testamento, já dizia “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Ciente da importância das origens e da diversidade étnica que compõe o povo brasileiro, a professora Carmen Molina realizou uma atividade diferenciada com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário.

Etnias

Alguns alunos vieram caracterizados com a vestimenta que representa a etnia.

Na segunda-feira (17), após um período prévio de preparação, os alunos apresentaram em forma de seminário os resultados obtidos nas pesquisas feitas sobre a própria origem étnica. Conforme a professora Carmen, as crianças começaram os estudos ainda na escola, durante a aula, e concluíram em casa, com a ajuda da família. “Eles pesquisaram dados informativos sobre o país e a vinda dos imigrantes para o Brasil”, comenta.

etnias

A gastronomia foi um dos itens pesquisados e, em alguns casos, pode ser conhecida de perto e saboreada pela turma.

A participação dos familiares na atividade foi fundamental. Na apresentação, os alunos mostraram objetos que estavam guardados em casa. Alguns dos artigos apresentados já estão com as famílias há mais gerações. Segundo a docente, esses elementos enriqueceram o trabalho. Vários países foram contemplados, entre eles Japão e Itália. Informações sobre a localização geográfica, relevo, clima, hidrografia, moeda, número de habitantes, gastronomia, entre outras, completaram o conjunto da pesquisa, que possibilitou o conhecimento sobre como é a vida em outros lugares, além do Brasil, assim como sobre a presença de diversas etnias no país em razão da imigração.

Assessoria Imprensa