Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atividades tradicionalistas marcam a Semana Farroupilha no Centenário

Atividades tradicionalistas marcam a Semana Farroupilha no Centenário

por Colégio Metodista Centenário — publicado 14/06/2011 06h49, última modificação 23/05/2016 11h26
Entrega da chama crioula por alunos(as) à cavalo, apresentações artísticas e “fandanguinho” marcam as festividades no colégio

A comunidade centenarista deu início na quarta-feira (15/09) às comemorações da Semana Farroupilha. Estudantes, funcionários(as) e professores(as) puderam conferir demonstrações de valorização e respeito pelo tradicionalismo gaúcho.

O pátio do colégio recebeu alunos e ex-alunos a cavalo que trouxeram a chama crioula para acender a pira no Galpão Crioulo montado para a festividade e também as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, do Centenário e da FAMES.

Após o canto do hino Rio-Grandense pela colaboradora Joyce Camargo, acompanhada no violão pelo professor da FAMES, Marcelo Ustra, a Pastoral Escolar trouxe uma mensagem aos(às) presentes. O Pastor Nivaldo Dias destacou a importância de estudar a história para o alicerce do conhecimento e da vida e desejou que a cada comemoração da semana farroupilha haja diferenças positivas no Estado e no país.

A Coordenadora Pedagógica, professora Marlova Garcia, fez a abertura oficial da Semana Farroupilha no Centenário representando a direção da escola. “Existem características da tradição gaúcha que com o tempo foram se perdendo. Desejo que essas representações na nossa cultura estejam presentes no Colégio Centenário o ano todo”, destacou.

A música tradicionalista e o chimarrão deram continuidade a festa gaúcha. A programação da Semana Farroupilha encerrou na sexta-feira (17/09) na escola e teve a apresentação da invernada artística da Estância do Minuano, apresentações dos(as) próprios(as) alunos(as) e rodas de chimarrão. Um fandanguinho no ginásio com a participação das crianças da Educação Infantil até a 4ª série também marcou as comemorações.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira