Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Centenário embarcaram numa viagem através da leitura

Alunos do Centenário embarcaram numa viagem através da leitura

por Dara Luiza Hamann publicado 06/07/2016 09h32, última modificação 06/07/2016 09h32
Café Literário foi realizado com as turmas do 6º e 7º ano

Ciente de que a leitura é algo que transforma as pessoas, a professora de Português, Leci Lorenzoni Simões, realizou um Café Literário com as turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. A atividade ocorreu nos dias 28 e 30 de junho, nas dependências da escola. A viagem através da leitura proporcionou a troca de histórias, conhecimentos e experiências.

cafe literario

Antes de começarem as apresentações, a professora Leci explicou os critérios de avaliação.

Os alunos do 7º ano foram os primeiros a participar do Café Literário. A turma trabalhou com a interpretação de contos. Em grupos, os estudantes escolheram textos para serem estudados e apresentados aos demais colegas. A representação foi diversificada. Houve cartazes e até encenações teatrais.

cafe literario

Um dos grupos do 7º ano apropriou-se da apresentação com cartazes e teatral.

Já o 6º ano desenvolveu a atividade com a leitura de crônicas. Os relatos de fatos do cotidiano foram diversos, alguns engraçados e outros que provocaram reflexões. Diferentes autores fizeram parte do evento, entre eles clássicos e consagrados como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Lima Barreto.

cafe literario

Uma equipe do 6º ano também inovou, convidando colegas para um chat sobre a crônica e autor escolhidos.

A culminância do Café Literário deu-se com a confraternização e partilha do lanche, composto por pratos doces e salgados trazidos pelos próprios alunos. Segundo a professora Leci, a atividade constitui-se como um exercício do falar e ouvir. Cada estudante foi avaliado na representação de seu texto e também na participação durante as apresentações dos demais colegas. “É uma forma divertida e integradora de trabalhar a exposição oral e em público, que para muitos é uma dificuldade”, salienta.

cafe literario

"Hora do café" foi comemorada pelos alunos, após demonstrarem o aprendizado obtido na atividade.

Para o aluno do 6º ano, Leonardo Zeni,  de 11 anos, a dinâmica do Café Literário é atrativa. “O conto de cada crônica é muito interessante, cada história é diferente”, declara. O material gráfico confeccionado pelas turmas para a representação dos contos e crônicas será exposto no Colégio, para que possa ser conferido de perto por todos os estudantes, inclusive de outras séries.