Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Ensino Fundamental vivenciam prática de esportes Paralímpicos

Estudantes do Ensino Fundamental vivenciam prática de esportes Paralímpicos

por joana.gunther — publicado 13/07/2018 14h18, última modificação 21/09/2021 13h57

Se a prática de esportes físicos pode ser difícil para pessoas sem nenhum tipo de deficiência, imagine para aqueles que não enxergam e apresentam dificuldades de locomoção. Foi exatamente isso que as turmas do 6º, 7º e 8º ano do Colégio Centenário vivenciaram durante a aula de Educação Física, ministrada pelo professor Lucas Bello. Além de compreenderem a teoria de alguns esportes Paralímpicos, os estudantes simularam a prática esportiva para pessoas com deficiência.

Inicialmente, cada aluno realizou uma pesquisa para entregar ao professor sobre três modalidades Paralímpicas: o Futebol de 5, o Goalball e o Vôlei sentado. Durante a aula prática de Educação Física no ginásio, os alunos tiveram um momento de adaptação, quando seguiram o som de um apito com os olhos vendados. Em seguida, também percorreram o caminho do ginásio até o interior do Colégio, com o auxílio de um colega que não estava vendado. A seguir, organizados em equipes os estudantes simularam a prática dos esportes.

De acordo com Lucas, a inciativa visa despertar a empatia nos estudantes. Além disso, permite que eles vivenciem as dificuldades e diferenças da prática esportiva para deficientes e assim, percebam a importância da inclusão social para que o esporte seja acessível para todos. “Precisamos ser grandes e nos colocarmos no lugar do outro. Pensarmos: e se fosse você? Como você gostaria de ser tratado? É um exercício de sensibilidade e amor ao próximo”, salienta o professor.