Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio apresentam obras recomendadas para o Enem e Vestibulares

por Caroline Costa publicado 11/07/2019 16h05, última modificação 11/07/2019 16h05

Para incentivar e despertar o gosto pela leitura de clássicos brasileiros, todos os anos o Colégio Centenário realiza o projeto “Literatura Viva”, que possibilita a inserção da leitura no processo ensino-aprendizagem de forma atrativa ao aluno. O projeto é coordenado pela professora de Literatura da escola, Leci Simões.

Neste semestre, a atividade foi desenvolvida pelos estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, que apresentaram obras literárias recomendadas para o Enem e Vestibulares da região.

Para desenvolver o trabalho, cada turma foi dividida em dois grupos, formados conforme a afinidade entre os integrantes.  Cada grupo tinha o exercício de realizar a leitura da obra e posteriormente uma análise crítica, discutindo e relacionando os fatores sociais da época com a atualidade, além de apresentarem a narrativa para a turma durante o “Literatura Viva”.

Os grupos se reuniram tanto na escola, quanto em suas casas para discutirem, ensaiarem e gravarem o vídeo e também para exercitarem a apresentação que deveriam realizar em sala de aula para os colegas e a professora. Durante a apresentação cada grupo deveria apresentar a história explicar sobre o autor, os personagens e como foi realizada a produção do trabalho.

Ao todo, as turmas apresentaram quatro livros. Os dois grupos da turma 201 estudaram as obras “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo e “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida. Já os estudantes da 301, apresentaram as obras “Capitães de Areia”, de Jorge Amado e “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

De acordo com a professora Leci Simões, o projeto “Literatura Viva” é uma forma de, por meio da leitura, incentivar a reflexão dos jovens acerca dos fatos e fatores que influenciaram e influenciam a vida em sociedade.