Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da Educação Infantil desenvolvem atividades sobre o corpo humano

Alunos da Educação Infantil desenvolvem atividades sobre o corpo humano

por joana.gunther — publicado 07/05/2018 17h41, última modificação 18/03/2019 14h58

Aprender e conhecer sobre o seu próprio corpo é uma etapa muito importante na vida de uma criança. É nesta fase que os pequenos fazem muitas indagações, pois estão curiosos em descobrir como funciona e para que serve cada parte do seu corpo.  É por isso, que desde o início do ano letivo, as professoras dos Níveis 5 A e B, Neiva Lobo e Ana Rúbia Teixeira, realizaram diversas atividades e exercícios lúdicos que visam o aprendizado dos estudantes sobre as partes do corpo humano e suas diferentes capacidades de movimentação, função e sentido.

Ambas as turmas realizaram exercícios no qual foram instigadas a participarem da ilustração do corpo. Os alunos do N5-A trabalharam com o formato dos membros superiores, como cabeça e pescoço. Em seus próprios moldes, eles desenharam e pintaram os órgãos do rosto como olhos, boca e nariz.  Já no N5-B as crianças realizaram desenhos que representassem as suas estruturas físicas em tamanho real.

Há cerca de três anos, o Colégio Centenário desenvolve uma parceria com a Fundação Siemens, que visa desenvolver o pensamento científico das crianças e adolescentes. O método tem por princípio a aprendizagem por investigação, considerando que as chances de aprendizado aumentam quando a criança aprende pela observação e prática. Como parte do projeto Siemens e para complementar os estudos, ambas as professoras trabalharam com a caixa Siemens, que apresenta uma maneira de demonstrar na prática o que está sendo ensinado, através de objetos. Como por exemplo, o uso do estetoscópio, pelo qual as crianças puderam ouvir os batimentos cardíacos e comparar a mudança do ritmo em um estado de agitação.

Além disso, os estudantes também trabalharam com o sistema digestivo, através do Avental Sensitivo. Com o Avental, as professoras encontraram uma maneira divertida das crianças visualizarem os órgãos do sistema digestivo e assim, identificarem suas funções.  A criançada também desenvolveu atividade sobre os cinco sentidos. Através da confecção de fantoches os pequenos ilustraram os órgãos que representam a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.

Para complementar o estudo do corpo humano, as últimas atividades introduzidas abordaram sobre a alimentação. Desta vez, as crianças estão aprendendo sobre a importância da boa alimentação para manter um corpo saudável. Segundo as professoras, o trabalho é desenvolvido em parceria com a nutricionista do Colégio Centenário, Ana Paula Barbosa.