Alunos(as) do ensino fundamental realizam trabalhos práticos com maquetes
por Colégio Metodista Centenário
—
publicado
02/06/2010 07h12,
última modificação
23/05/2016 11h26
Projetos desenvolvidos no 3º ano e 6ª série aliam teoria e prática para auxiliar no conhecimento dos(as) estudantes<br>
<br>
Orientados(as) pela professora Ana Elisa Scholotfeldt, alunos(as) de duas turmas do ensino fundamental participam de um projeto que busca aliar teoria e prática. A proposta consiste na realização de maquetes conforme a matéria e o assunto escolhido.
No turno da manhã, estudantes da 6ª Série tiveram como tema o Feudalismo, aprendendo como foi a época da Idade Média até o Sistema Feudal. Para construir a maquete, poderia ser escolhido qualquer tema relacionado a isso. No início do projeto eu havia pedido para eles se organizarem em grupos, porém a ideia foi tão aprovada que cada um quis fazer a sua maquete sozinho, afirma a professora.
Com as maquetes prontas, foi a vez dos(as) alunos(as) apresentarem as suas considerações sobre o que aprenderam a professora. Foi bom saber a opinião de cada um, pois podemos comparar o sistema feudal até mesmo com o mundo de hoje, explica.
Já no 3ª ano, o projeto continua em andamento. Comecei primeiro com o Sistema Solar. Foram feitas pesquisas com a participação dos pais, visita ao Planetário e montagem de painéis e debates em aula. Foi como uma feira, conta Ana Elisa.
No intuito de aperfeiçoar ainda mais o conhecimento dos(as) estudantes, outra categoria de maquetes foi criada, com o tema Terra e fazendo uso do relevo. O objetivo da professora é trabalhar a cidade de Santa Maria para depois ensinar sobre os continentes. Comecei levando a turma até a UFSM para trabalharem com o solo. Depois iniciamos com as maquetes de relevo que ficaram ótimas. Os alunos estavam super curiosos, querendo aprender cada vez mais. Além do trabalho prático, fiz uma avaliação escrita para avaliar o desempenho, mas a melhor parte foi ver o engajamento deles com o projeto. Até o final do ano, a professora tem mais dois projetos para colocar em prática, tematizando a copa do mundo e o meio ambinte.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo
Fotos: Arquivo Pessoal
No turno da manhã, estudantes da 6ª Série tiveram como tema o Feudalismo, aprendendo como foi a época da Idade Média até o Sistema Feudal. Para construir a maquete, poderia ser escolhido qualquer tema relacionado a isso. No início do projeto eu havia pedido para eles se organizarem em grupos, porém a ideia foi tão aprovada que cada um quis fazer a sua maquete sozinho, afirma a professora.
Com as maquetes prontas, foi a vez dos(as) alunos(as) apresentarem as suas considerações sobre o que aprenderam a professora. Foi bom saber a opinião de cada um, pois podemos comparar o sistema feudal até mesmo com o mundo de hoje, explica.
Já no 3ª ano, o projeto continua em andamento. Comecei primeiro com o Sistema Solar. Foram feitas pesquisas com a participação dos pais, visita ao Planetário e montagem de painéis e debates em aula. Foi como uma feira, conta Ana Elisa.
No intuito de aperfeiçoar ainda mais o conhecimento dos(as) estudantes, outra categoria de maquetes foi criada, com o tema Terra e fazendo uso do relevo. O objetivo da professora é trabalhar a cidade de Santa Maria para depois ensinar sobre os continentes. Comecei levando a turma até a UFSM para trabalharem com o solo. Depois iniciamos com as maquetes de relevo que ficaram ótimas. Os alunos estavam super curiosos, querendo aprender cada vez mais. Além do trabalho prático, fiz uma avaliação escrita para avaliar o desempenho, mas a melhor parte foi ver o engajamento deles com o projeto. Até o final do ano, a professora tem mais dois projetos para colocar em prática, tematizando a copa do mundo e o meio ambinte.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo
Fotos: Arquivo Pessoal