Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do Centenário vivenciam na prática obras literárias

Alunos(as) do Centenário vivenciam na prática obras literárias

por Colégio Metodista Centenário — publicado 25/09/2009 15h31, última modificação 23/05/2016 11h26
Projeto Representação Viva da Literatura trabalha com leituras obrigatórias do PEIES e Vestibular
O hábito da leitura é de extrema importância, em especial, para os(as) jovens que precisam dela para enfrentar as provas de PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM) e Vestibular. No Colégio Metodista Centenário, o projeto Representação Viva da Literatura, desenvolvido há mais de dez anos, torna esse hábito ainda mais interessante e atrativo.

O trabalho, voltado para as 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, envolvem os(as) alunos(as) desde o início do ano letivo. Os(As) estudantes se reúnem em grupos, leem as obras literárias e como produto final montam um vídeo interpretando a história.

Este ano, a mostra com a apresentação dos trabalhos aconteceu na primeira quinzena de setembro. “O objetivo é desenvolver o conhecimento da literatura através da experiência direta e insubstituível da leitura e representação, além disso, é um momento de interação entre os alunos. Tudo isso é feito com muita dedicação e prazer”, explica a professora de Literatura, Leci Simões, responsável pelo projeto.

A dedicação e o prazer em realizar o trabalho são confirmados pelos depoimentos dos(as) alunos(as). O estudante da 3ª série, Tiago Y Castro, que participa do projeto pela segunda vez, diz que o processo ajuda muito no aprendizado das obras. “Os livros têm uma leitura difícil e desta forma se torna mais acessível para nós”.

Já para quem participou da mostra pela primeira vez, a experiência ultrapassou o aprendizado da literatura. “Além de aprendermos numa linguagem mais próxima, o trabalho proporcionou uma integração muito grande e colegas mais tímidos passaram a interagir bem mais, isso também foi muito bom”, conta a estudante da 2ª série, Cássia Kozloski.

Confira as obras abordadas na mostra deste ano:

2ª série:
O Guarani - José de Alencar
Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Dom Casmurro - Machado de Assis
O Cortiço - Aluísio de Azevedo

3ª série:
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Terras do Sem Fim - Jorge Amado
Ana Terra - Érico Veríssimo
Porteira Fechada - Cyro Martins.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Thaís Pedrazzi