Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do Centenário recebem visita de autor e ilustrador infantil

Alunos(as) do Centenário recebem visita de autor e ilustrador infantil

por Colégio Metodista Centenário — publicado 09/10/2009 10h04, última modificação 23/05/2016 11h26
O italiano Michele Iacocca conversou com as crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Desde pequenos(as), os(as) alunos(as) do Colégio Metodista Centenário têm um forte contato com a literatura como parte complementar e essencial de suas atividades. Esta proximidade ganhou um reforço com a visita do autor e ilustrador italiano, Michele Iacocca.

As obras de Iacocca são trabalhadas desde o início do ano letivo com as crianças da Educação Infantil até a 4ª série. No encontro, o autor contou aos(às) estudantes um pouco sobre a sua trajetória no Brasil desde 1963, curiosidades sobre a produção de suas obras e respondeu as dúvidas dos(as) alunos(as) que mostraram trabalhos produzidos com base nas suas obras. “Faço livros para dizer algo de bom para vocês, para que cresçam com consciência e se tornem adultos bem legais”, explicou aos(as) seus(suas) leitores(as).

Para que as crianças pudessem entender melhor a produção de um livro, Iacocca fez uma ilustração a partir de ideias dadas pelos(as) estudantes. O objetivo principal foi trabalhar a ecologia: o planeta virou uma flor e um menino e uma menina regando essa flor representaram as crianças. “Com essa ilustração nós mostramos que o planeta é frágil como uma flor, precisa de cuidados, e se fizermos isso ficará sempre bonito”, destacou aos(às) pequenos(as).

As lições passadas nas obras de Michele Iacocca foram um dos principais motivos da escolha do autor para integrar a literatura dos(as) alunos(as) do Centenário este ano, segundo a Coordenadora Pedagógica, Rejane Cavalheiro. “Ele tem uma longa história abordando os problemas do cotidiano infantil e várias questões que precisam ser trabalhadas nós conseguimos mostrar em seus livros”.

O autor e ilustrador diz que já perdeu as contas de quantos livros tem publicados, mas que esse número passa de 200. Também contou que o trabalho para as crianças aconteceu por acaso e ele mesmo não acreditava que daria certo, mas que hoje não se imagina sem escrever obras infantis. “Faço com prazer, gosto do lúdico. Quando estou criando penso em um monte de crianças sapecas na minha volta”.

A visita de Iacocca ao Centenário no dia 21 de setembro mostrou que as suas obras infantis realmente são um sucesso com os(as) pequenos(as) e que o contato com o autor, que atendeu e distribuiu autógrafos para os(as) alunos(as), também foi gratificante. “Eu adorei, foi muito legal ver como ele faz os desenhos e as historinhas e ainda ganhei autógrafo no meu livro”, comemora Mariana Padilha Gueler, 7 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de jornalismo e fotos: Thaís Pedrazzi