Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do Centenário participam de palestra sobre PEIES e vestibular

Alunos(as) do Centenário participam de palestra sobre PEIES e vestibular

por Colégio Metodista Centenário — publicado 08/07/2009 07h36, última modificação 23/05/2016 11h26
Representantes da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM conversaram com os(as) estudantes e esclareceram dúvidas sobre o processo seletivo
Os(As) estudantes do ensino médio do Colégio Metodista Centenário receberam na quinta-feira (02/07) a visita de representantes da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da Universidade Federal de Santa Maria. A conversa com os(as) professores Luis Felipe Dias Lopes e Solange Mainardi, teve o objetivo de esclarecer aos(às) alunos(as) questões sobre o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES).

O histórico desde a criação do programa pela UFSM em 1995, os lugares onde é realizado, a quantidade de vagas oferecidas e as mudanças que sofreu, foram algumas das questões apresentadas. Os(As) estudantes puderam tirar dúvidas em relação as inscrições, cidades em que podem fazer as provas e as fases do programa que é realizado durante todo o ensino médio.

Para quem fará o PEIES pela primeira vez, a conversa também serviu como um estímulo. “A palestra foi muito importante, pois nos ajuda a definir um pouco do nosso futuro e eu pude tirar todas as minhas dúvidas”, conta a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Ana Luiza Tomazetti.

A Orientadora Educacional do Centenário, Mirsa Scherer, destaca que desde a implementação do PEIES, o colégio realiza palestras sobre o tema para os(as) estudantes do ensino médio. “É muito importante que eles saibam tudo, que não fiquem dúvidas, por isso fazemos esse acompanhamento e ajudamos também nas escolhas profissionais, buscando pessoas de fora para conversar com os(as) alunos(as) sobre as diferentes profissões”.

Os(As) integrantes da Coperves mostraram também projetos criados para apresentar a universidade aos(às) alunos(as), entre eles o Janela Aberta, do qual o Colégio Centenário participa todos os anos. A atividade proporciona aos(às) estudantes a oportunidade de conhecer a estrutura e os laboratórios de cada curso da UFSM.

A novidade apresentada para este ano pela universidade é a volta da Feira das Profissões, que ocorrerá em conjunto com a Feira de Tecnologia, Ciências e Arte, onde são apresentados trabalhos produzidos por estudantes do ensino médio.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi