Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do 3º ano do Ensino Médio do Centenário criam maquetes com ligações elétricas

por Colégio Metodista Centenário — publicado 12/08/2010 14h17, última modificação 23/05/2016 11h26
Objetivo do trabalho de Física é inovar no ensino/aprendizagem dos(as) estudantes para facilitar a compreensão da disciplina, aliando teoria e prática<br> <br>
Aliar teoria e prática tem sido uma forma de fazer com que os(as) estudantes se interessem e compreendam de forma mais clara a matéria dada em sala de aula. Essa é a percepção do professor de Física do Colégio Metodista Centenário, Adriano Siqueira, que realiza há três anos um projeto sobre ligações elétricas com os(as) alunos(as) do 3ª série do Ensino Médio.

Este não é o primeiro trabalho prático de Física realizado pelos(as) estudantes este ano, pois partiu deles(as) a proposta de que a disciplina fosse mais prática do que teórica. “A ideia é trazer para os alunos aulas diferentes, baseadas em conceitos sólidos, desenvolvendo a curiosidade e o aprendizado por parte dos estudantes”, destaca o professor.

O trabalho é desenvolvido da seguinte forma: primeiro é ministrada toda parte teórica sobre associação de resistores, geradores e receptores. Após, os(as) alunos(as) pesquisam algumas maneiras de fazer as ligações aprendidas, levando esse conhecimento para o seu dia a dia. O resultado são maquetes com ligações elétricas, mas até chegar a finalização do trabalho, nada é tão simples quanto parece. “O professor passou esse trabalho antes das férias. Depois de muitas tentativas, eu e meus colegas conseguimos montar uma boate com iluminação. Fizemos dois tipos de ligações: em série e em paralelo”, explica Patrick Baelz.

As construções das maquetes com o uso da eletricidade sempre trazem ótimos resultados, pois além da aplicação prática de um dos conteúdos da Física, os(as) alunos(as) investem na criatividade, criando ambientes e espaços diferenciados. “Fazendo a associação da parte teórica com a prática eles aprendem muito mais. Comprovo isso na aplicação de provas e testes com questões do PEIES e Vestibular”, observa o professor Adriano.

A avaliação do trabalho é rigorosa. O grupo apresenta a sua maquete e é questionado pelo professor sobre as diferentes possibilidades de ligações elétricas feitas e os equipamentos que podem ser ligados em série ou em paralelo, bem como a aplicação de geradores e receptores e as possibilidades de economia de energia. “Nossas aulas devem ser atualizadas, interessantes e com bastante informação teórica e prática. Sempre que o aluno é motivado para o trabalho ele responde de maneira satisfatória, com muita força de vontade”, finaliza Adriano Siqueira.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Estagiária de jornalismo: Ingrid Bravo