Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) do 1º ano do Ensino Médio homenageiam Santa Maria através da arte

Alunos(as) do 1º ano do Ensino Médio homenageiam Santa Maria através da arte

por Colégio Metodista Centenário — publicado 07/06/2010 08h21, última modificação 23/05/2016 11h26
Trabalho visa conhecer a estética arquitetônica da cidade através da fotografia<br> <br>
Nos 152 anos de Santa Maria, estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Centenário fizeram uma homenagem a cidade através da arte. A proposta da professora Maria Goreti Cortes, foi de trabalhar com os(as) alunos(as) a estética arquitetônica de Santa Maria.

O objetivo principal era registrar, através da fotografia, como se constituiu a nossa cidade. “A ideia era que eles explorassem as especificidades de Santa Maria por intermédio do olhar atento e curioso frente à diversidade”, explica a professa de Artes.

O trabalho iniciou com foco no espaço escolar. Os(As) alunos(as) foram para o pátio capturar imagens sob um olhar estético que visasse explorar diferentes ângulos, posições, efeitos e detalhes que antes não eram percebidos na rotina do cotidiano.

Após, foi proposto fotografar a estética da arquitetura de Santa Maria, sendo o viés principal percorrer o olhar de cada um ao perceber e registrar as imagens que lhes parecessem mais interessantes. “Montamos um painel reunindo as imagens com registro informativo sobre cada uma. O registro poderia ser também em forma de trecho literário, letra de música. Tudo para embasar o que foi selecionado”, ressalta Maria Goreti.

Ainda segundo a professora, valorizar a educação em arte propicia o desenvolvimento cognitivo, artístico e a compreensão estética, caracterizando um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana. “Fazer proposições interdisciplinares relacionando assuntos aos seus contextos, problematiza e constrói conhecimento”. O trabalho dos(as) estudantes está exposto no hall da Instituição.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo e fotos: Ingrid Bravo