Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos(as) da 8ª série do Colégio Centenário realizam Feira de Química

Alunos(as) da 8ª série do Colégio Centenário realizam Feira de Química

por Colégio Metodista Centenário — publicado 17/10/2008 16h38, última modificação 23/05/2016 11h26
Atividade apresentou experimentos que unem teoria e prática no aprendizado da disciplina
Trazer a prática para a sala de aula foi a proposta da Feira de Química realizada pelos(as) estudantes da 8ª série do Colégio Centenário sob a coordenação do professor da disciplina César Camargo. Os(As) alunos(as) usaram todo conhecimento e criatividade para apresentar trabalhos como lâmpada de lava, cristais e tintas invisíveis, bolha gigante de sabão, fibras na dieta, reações químicas, cores que se movem e polímeros.

A avaliação dos trabalhos segue o padrão da Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior) da UFSM. “É considerada a criatividade, o desenvolvimento, a explicação dos alunos, o material utilizado e a exposição do trabalho”, observa o professor de Física, Adriano Siqueira, da comissão julgadora.

O professor de Química, César Camargo, destaca a importância da Feira ao unir a teoria e prática no aprendizado dos(as) alunos(as). “Isso desperta a curiosidade científica, o questionamento e acima de tudo mostra que a química não é só teoria”.

O êxito da Feira de Química pode ser comprovado ainda pela empolgação dos(as) estudantes. “A gente aprendeu bastante e esse trabalho serviu também para a união do grupo. É a nossa primeira experiência prática”, conta Liliane Blaya, de 13 anos.

A próxima atividade em que os(as) alunos(as) poderão colocar em prática a teoria da sala de aula acontece no dia 25 de outubro na Feira Multidisciplinar de Física, Química, Biologia e Matemática do Colégio Centenário. Os(As) visitantes poderão conferir mais de 100 experimentos que estarão expostos no Ginásio da Instituição.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Fotos: César Camargo