Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A orientação através do Ecoesporte

A orientação através do Ecoesporte

por Dara Luiza Hamann publicado 05/07/2016 16h05, última modificação 05/07/2016 16h05
Colégio Centenário recebeu a visita de representantes da modalidade

O Ecoesporte é uma prática diferenciada, pois visa trabalhar valores e princípios dos desportistas. Na semana passada, os alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário conheceram um pouco mais sobre esta modalidade. Na terça e na quinta-feira, dias 28 e 30 de junho, a escola recebeu a visita do presidente da Academia Internacional de Ecoesporte, José Otávio Franco Dornelles e do instrutor da modalidade, Darci Lopes. A curiosidade e fascínio pela prática envolveram os estudantes deste as explanações teóricas até os exercícios desenvolvidos no pátio do Colégio.

ecoesporte

Alunos receberam um mapa e uma bússola para o desenvolvimento das atividades.

Inicialmente, José Otávio realizou um bate papo com os estudantes. Ele explicou os fundamentos do Ecoesporte. “É uma atividade de aproximação com o meio ambiente e desenvolve o senso de orientação”, afirma. Para a prática da modalidade, enfatiza ser fundamental a adaptação ao meio.

ecoesporte

José Otávio trabalha com ecoesporte e orientação desde 1991.

Ainda antes da prática no pátio da escola, os alunos receberam um mapa e uma bússola e exploraram os símbolos cartográficos. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupo para cumprir o circuito organizado dentro do espaço escolar. O local de partida foi a entrada do ginásio e o desafio era encontrar outros pontos distribuídos em ambientes externos do Colégio, completando a prova no menor tempo possível.

ecoesporte

Alunos estavam ansiosos para começar a prova.

José Otávio tem mais de trinta anos de experiência em orientação e Ecoesporte. Ele é bacharel em Educação Física pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Atua como professor convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra a disciplina de Orientação. Para José Otávio, o Ecoesporte é a práxis para o desenvolvimento do comportamento ambiental correto. “É o equilíbrio entre a pessoa e o meio”, acrescenta. Além de ser uma atividade esportiva, a modalidade trabalha outros conceitos interdisciplinares, como Biologia, Ciências e Matemática.

ecoesporte

Hall de entrada do Instituto Metodista Centenário foi um dos locais que recebeu ponto de orientação.

Os alunos demonstraram interesse pela prática e aproveitaram para esclarecer dúvidas com os profissionais convidados. A coordenadora pedagógica do Colégio Centenário, Miriam Rossa, agradeceu José Otávio e Darci pela experiência e conhecimento oportunizados aos centenaristas.