A orientação através do Ecoesporte
O Ecoesporte é uma prática diferenciada, pois visa trabalhar valores e princípios dos desportistas. Na semana passada, os alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário conheceram um pouco mais sobre esta modalidade. Na terça e na quinta-feira, dias 28 e 30 de junho, a escola recebeu a visita do presidente da Academia Internacional de Ecoesporte, José Otávio Franco Dornelles e do instrutor da modalidade, Darci Lopes. A curiosidade e fascínio pela prática envolveram os estudantes deste as explanações teóricas até os exercícios desenvolvidos no pátio do Colégio.
Alunos receberam um mapa e uma bússola para o desenvolvimento das atividades.
Inicialmente, José Otávio realizou um bate papo com os estudantes. Ele explicou os fundamentos do Ecoesporte. “É uma atividade de aproximação com o meio ambiente e desenvolve o senso de orientação”, afirma. Para a prática da modalidade, enfatiza ser fundamental a adaptação ao meio.
José Otávio trabalha com ecoesporte e orientação desde 1991.
Ainda antes da prática no pátio da escola, os alunos receberam um mapa e uma bússola e exploraram os símbolos cartográficos. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupo para cumprir o circuito organizado dentro do espaço escolar. O local de partida foi a entrada do ginásio e o desafio era encontrar outros pontos distribuídos em ambientes externos do Colégio, completando a prova no menor tempo possível.
Alunos estavam ansiosos para começar a prova.
José Otávio tem mais de trinta anos de experiência em orientação e Ecoesporte. Ele é bacharel em Educação Física pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Atua como professor convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra a disciplina de Orientação. Para José Otávio, o Ecoesporte é a práxis para o desenvolvimento do comportamento ambiental correto. “É o equilíbrio entre a pessoa e o meio”, acrescenta. Além de ser uma atividade esportiva, a modalidade trabalha outros conceitos interdisciplinares, como Biologia, Ciências e Matemática.
Hall de entrada do Instituto Metodista Centenário foi um dos locais que recebeu ponto de orientação.
Os alunos demonstraram interesse pela prática e aproveitaram para esclarecer dúvidas com os profissionais convidados. A coordenadora pedagógica do Colégio Centenário, Miriam Rossa, agradeceu José Otávio e Darci pela experiência e conhecimento oportunizados aos centenaristas.
Assessoria de Imprensa