Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A arte trabalhada desde cedo

A arte trabalhada desde cedo

por Dara Luiza Hamann publicado 24/06/2016 10h06, última modificação 24/06/2016 10h06
Alunos do 1º ano tiveram aula sobre o pintor Vicent van Gogh

Inserida no Projeto Cultural, uma atividade diferenciada foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário, turmas 11 e 12. Na tarde de quinta-feira, 23 de junho, eles receberam a visita da professora de Artes da escola, Cirlene Ereno. Na ocasião, os pequenos conheceram um pouco da vida e dos trabalhos do pintor holandês Vicent van Gogh.

A professora de Artes, Cirlene Ereno, mostrou algumas obras para exemplificar o estilo do pintor, que não seguia as regras tradicionais

Inicialmente, a professora Cirlene fez um relato sobre quem foi o pintor e como são as suas obras de arte. Em seguida, as crianças realizaram um trabalho artístico, inspirados na série de quadros Quarto em Arles, de autoria de van Gogh.

aula de artes no 1º ano

Reprodução da segunda versão da série de três quadros "Quarto em Arles", de Vicent van Gogh, serviu de modelo para os pequenos

Em uma folha de cartolina branca, os alunos desenharam o próprio quarto e posteriormente pintaram com tinta. Os pequenos se divertiram e compartilharam experiências durante a atividade.

aula de artes no 1º ano

Orientados pelas docentes, os alunos procuraram realizar misturas de cores indicadas nas caixas das tintas.

Com o auxílio da professora Cirlene e das docentes das turmas, Amanda Diehl e Carmen Molina, eles fizeram misturas de cores para chegar à tonalidade mais próxima da realidade do quarto.

O Projeto Cultural é realizado com o intuito de despertar o interesse pelas artes e incentivar estas práticas para os alunos. O benefício do contato artístico é notável no desenvolvimento lúdico da criança, bem como contribui para o aprendizado e interesse nas demais atividades escolares.

aula de artes no 1º ano

Durante a atividade, as crianças acompanham umas as produções as outras, compartilhando curiosidades e aprendizados