Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 5º Ano representa em maquetes o período da escravidão no Brasil

5º Ano representa em maquetes o período da escravidão no Brasil

por Dara Luiza Hamann publicado 24/04/2017 13h14, última modificação 24/04/2017 13h14
Atividade foi realizada na disciplina de História

Inserido nos estudos sobre o século XIX no Brasil, o período de escravidão no país foi trabalhado de forma diferenciada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. Na manhã de terça-feira, dia 18 de abril, as crianças apresentaram para a turma as maquetes que foram construídas com o intuito de representar aspectos que marcaram esse tempo.

escravidao

De acordo com a professora Carmem Molina, que propôs e organizou a atividade, a confecção das maquetes é uma forma concreta de os alunos visualizarem a importância deste período para a construção do Brasil, bem como o sofrimento dos negros escravizados para trabalhar nas fazendas. “Assim fechamos o conteúdo do primeiro trimestre, proporcionando uma visão ampla das questões sociais, econômicas e políticas deste período” comenta.

escravidao

A atividade também objetivou provocar reflexões à respeito da escravidão. Segundo a professora Carmem, os alunos analisaram como era o país antes deste período, bem como as heranças culturais que os escravos deixaram para o povo brasileiro. Entre os trabalhos apresentados, estiveram a representação do navio negreiro, que trouxe os negros para serem escravizados no Brasil e as fazendas – constituídas pela casa central, as senzalas, a plantação e o tronco.

escravidao

Para o aluno Marcelo Anese, de 10 anos, a atividade foi prazerosa. “Eu juntei os materiais e fiquei imaginando as coisas que eu podia fazer” conta. Ele se admirou com a quantidade de informações acerca do período da escravidão no Brasil. Já Fernando Bataglin, de nove anos, disse que já tinha aprendido o conteúdo pelas outras atividades, mas realizando a maquete e assistindo as apresentações dos colegas, ficou sabendo de coisas novas. “Fizemos a maquete sobre como eram as fazendas” acrescenta.

escravidao

Conforme a professora Carmen, a turma atingiu os objetivos propostos. “Eles estavam ansiosos para o dia da apresentação e as famílias se envolveram” destaca. As maquetes estarão expostas pelos próximos dias, no corredor do térreo do Colégio, para as famílias e demais alunos conferirem.