Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3º Ano do Ensino Médio apresenta obras do projeto Literatura Viva

3º Ano do Ensino Médio apresenta obras do projeto Literatura Viva

por Dara Luiza Hamann publicado 20/10/2016 14h51, última modificação 20/10/2016 14h51
Leituras obrigatórias para o Enem e vestibulares viraram curta-metragens

Desenvolvido com os alunos do Ensino Médio do Colégio Metodista Centenário, o projeto Literatura Viva incentiva a apreciação de clássicos brasileiros, como Monteiro Lobato e Guimarães Rosa. No dia 6 de outubro, a turma do 3º ano apresentou curta-metragens, produzidos a partir das obras estudadas nesta edição. A atividade ocorreu no Auditório Alice Denison.

Literatura Viva

Professora Leci acompanhou e avaliou a apresentação dos curta-metragens.

Conforme a coordenadora do projeto e professora de Literatura, Leci Lorenzoni Simões, a leitura é uma atividade que desenvolve o bem-estar mental, espiritual, físico, social e cultural. “Ela transforma”, completa.  A apresentação dos curta-metragens para a turma é a última etapa do processo. Antes, os alunos escolhem os livros que serão trabalhados, a partir da sugestão de temas e autores que costumam ser cobrados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Organizados em grupos, eles estudam os textos e discutem os diferentes aspectos que envolvem a obra, como fatores sociais e o contexto da época, confrontando com a atualidade. Por último, é produzido um curta-metragem, de acordo com as estratégias de cada equipe em contar a história.

Leci explica que o produto final é resultado da análise crítica, fundamental para os estudantes. “A apresentação literária objetiva motivar os demais colegas para a leitura da obra e de outros livros do mesmo autor ou gênero”, explica. A atividade ainda proporciona o desenvolvimento de habilidades gramaticais e da exposição oral.

Literatura Viva

Trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso da atividade.

Alunos avaliam positivamente a experiência

O trabalho em grupo sempre é um desafio. Todos os integrantes precisam estar em sintonia para o produto final dar certo. As experiências dos alunos Brenda Ferrazza e Luan Lautenschleger comprovam isso.

O grupo de Brenda escolheu o romance “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, para realizar a atividade. Conforme a estudante, boa parte dos integrantes participou como personagens do filme, inclusive ela. “Eu fiz o papel da tia da Macabéa, a protagonista”. Algumas filmagens foram feitas na Gare da Viação Férrea, um dos pontos turísticos de Santa Maria. Para Brenda, a interação dos integrantes do grupo é fundamental alcançar os resultados pretendidos.

A equipe de Luan também conseguiu chegar aos objetivos. Segundo ele, o curta-metragem sobre a obra “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, ficou satisfatório. “É desafiador, mas no final, ficou muito legal”, comenta. As cenas foram gravadas nas casas dos integrantes do grupo e, alguns deles, também tiveram que atuar.