Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2º ano do Ensino Médio produz curtas-metragens sobre obras literárias

2º ano do Ensino Médio produz curtas-metragens sobre obras literárias

por joana.gunther — publicado 18/07/2018 15h54, última modificação 01/04/2019 17h35

Há mais de 10 anos, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Centenário realizam o projeto “Literatura Viva”, que incentiva a leitura de clássicos brasileiros, e tem a proposta de que os alunos representem por meio de vídeos as obras que inclusive, são indicadas para o Enem, concursos e vestibulares. O projeto é coordenado pela professora de Literatura da escola, Leci Simões.

Nesse semestre, o trabalho foi desenvolvido pela turma do 2º ano, que apresentou dois curtas-metragens produzidos a partir das obras naturalistas “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo e “O Bom Crioulo” de Adolfo Caminha. Para realizar o trabalho, a turma foi dividida em dois grupos, formados conforme a afinidade entre os integrantes. Cada grupo escolheu um livro, e recebeu a proposta de repassar a história impressa para uma narrativa audiovisual. Os grupos se reuniram tanto na escola, quanto em suas casas para discutirem, ensaiarem e gravarem o vídeo e também para exercitarem a apresentação que deveriam realizar em sala de aula para os colegas e a professora. Durante a apresentação cada grupo deveria exibir o seu curta e após explicar sobre o autor, os personagens e como foi realizada a produção do vídeo.

A estudante Manuela Rezer Mosquér, que fez o trabalho sobre a obra O Cortiço, conta que os vídeos foram gravados com os próprios celulares dos alunos, e que mesmo simples o resultado do curta lhe agradou muito. “Fizemos com o que tínhamos na hora e foi bem básico, mas ficou muito bom. Foi um grande desafio, mas que foi muito gratificante de fazer”, salienta.

Conforme a professora Leci Simões, os livros permitem que os alunos conheçam a sociedade e as pessoas que também ajudaram a fazer do mundo o que ele é hoje. “Através da leitura percebemos a importância dos elementos que traduzem nossa cultura, nossa história, nossa identidade, nosso jeito de ser e estar no mundo”, reflete. Leci ainda ressalta que do seu ponto de vista, ler, interpretar, fazer roteiros e encenar obras literárias é um desafio imenso para os alunos centenaristas, mas um desafio que se dá pelo prazer, pela alegria, pela ousadia e pela interação entre escola, aluno e família.

Manuela garante a concepção de Leci e elogia a proposta moderna e inovadora da professora: “O Literatura Viva foi um desafio para nós alunos, que nunca havíamos trabalhado com esse tipo de proposta. Com uma aula diferente e bem divertida, foi mais fácil de compreender o livro e a matéria que estava sendo dada. Um trabalho muito divertido de fazer, além de ter sido gratificante ver os colegas gostando do filme e a professora elogiando o trabalho incrível que fizemos”, comemora.