Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 19ª Edição de “Nossos Sonhos” é lançada na Feira do Livro de Santa Maria

19ª Edição de “Nossos Sonhos” é lançada na Feira do Livro de Santa Maria

por Dara Luiza Hamann publicado 09/05/2017 11h31, última modificação 09/05/2017 11h31
Alunos das turmas de 2016 do Nível 5 da Educação Infantil autografaram o livro na tarde de sexta-feira (5)

Ansiedade, alegria e orgulho. Os sentimentos se misturam em um momento mágico que define a primeira experiência enquanto escritor. No Colégio Metodista Centenário, há 19 anos, os alunos do Nível 5 da Educação Infantil produzem sua primeira obra literária: “Nossos Sonhos”. Em 2016, o tema foi Oração e rendeu duas publicações: “Reflexões Diárias”, da turma A e “Conversando com Deus diariamente”, da turma B. Os livros foram lançados na sexta-feira, dia 5 de maio, na 44ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre na Praça Saldanha Marinho, desde o dia 29 de abril.

Feira do Livro 2017

Durante a sessão de autógrafos, que iniciou às 14h na Praça dos Escritores, os alunos expuseram os livros e também as telas que serviram de matéria prima para a publicação. Os familiares e amigos, os colegas da escola e o público em geral puderam conferir o trabalho que foi desenvolvido no ano passado. O momento rendeu registros e sorrisos de satisfação, por parte das crianças e também das famílias que prestigiaram.

Feira do Livro 2017

Conforme Michele Lemos, mãe do aluno Pedro Henrique, a confecção da tela para o livro foi uma atividade inédita para o filho. “Ele se dedicou bastante e estava ansioso para este momento, contou pra todos da família”, salienta. O desenho de Pedro Henrique representa o Sol nas mãos de Jesus, mostrando que Jesus é vida. “A família, pra ele, tem que ter Jesus”, acrescenta a mãe. Já José Marcos Molina, pai do “jovem escritor” Henrique, garante que o filho adorou a experiência. “Pra ele foi algo inovador, ele se motivou a fazer e nós a ajudar, eu no desenho e a mãe no bordado”, declara. Henrique retratou a solidariedade através de uma ilustração de Jesus distribuindo o pão. “Cada projeto modifica ele (Henrique)”, completa.

Feira do Livro de Santa Maria

As crianças também se mostraram satisfeitas com o resultado e com o seu “dia de escritor”. Emanuele Anjos de Souza, de seis anos, conta que fez um desenho sobre a família. “Eu achei legal, mas foi um pouco difícil bordar”, relata. A colega, Cecília Kortz Boll, também de seis anos, disse que seu desenho mostrou que “Jesus fez todas as coisas”, entre elas a luz. “Achei muito legal porque foi divertido fazer a tela. Às vezes, eu fazia um nó, daí a “profe” ajudava”, acrescenta.

Feira do Livro de Santa Maria

Para o diretor do Colégio Metodista Centenário, Flávio Pereira, o lançamento do livro Nossos Sonhos, a cada ano, é um momento especial. “Este projeto é motivo de orgulho para a família centenarista, em especial para os pequenos grandes escritores”, declara. Segundo ele, a iniciativa visa fomentar a criatividade e a Feira do Livro oportuniza à Educação Metodista mostrar este trabalho para a comunidade santamariense.

Feira do Livro de Santa Maria 2017

A 19ª edição do livro Nossos Sonhos foi produzida pelas turmas do Nível 5 A e B, de 2016. A orientação esteve à cargo das professoras Neiva Lobo (Reflexões Diárias), idealizadora do projeto e Ana Rúbia Teixeira (Conversando com Deus Diariamente). A temática escolhida para a organização das histórias teve o direcionamento para a valorização da vida, em tempos de desafios como os de hoje.

Centenaristas prestigiaram a Feira do Livro de Santa Maria

Na mesma tarde do lançamento do livro “Nossos Sonhos”, os alunos do Nível 5 da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental visitaram a Feira do Livro de Santa Maria. As crianças prestigiaram os colegas “escritores” e assistiram ao teatro “Invenções”, apresentada pelo Saca Rolhas Teatro e Cia.

Feira do Livro de Santa Maria

A peça prendeu a atenção dos pequenos, que foram convidados a explorar o lado mágico das brincadeiras infantis. A história se passa no Sítio do Pica Pau Amarelo, onde Gabi e Pedrinho encontram uma caixa enorme no sótão, que proporciona uma série de aventuras.