Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 151 anos de Santa Maria vira tema de aula no Centenário

151 anos de Santa Maria vira tema de aula no Centenário

por Colégio Metodista Centenário — publicado 29/05/2009 06h19, última modificação 23/05/2016 11h26
Compositores do hino da cidade, Maestro Antônio Setembrino dos Santos e Aristilda Rechia, conversaram com os(as) alunos(as) sobre a criação do hino municipal
No mês de aniversário de Santa Maria, os(as) alunos(as) da 3ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário receberam uma visita especial. Na quarta-feira (27/05), os autores do hino do município, maestro Antônio Setembrino dos Santos, que compôs a melodia e Aristilda Rechia, criadora da letra, estiveram na escola conversando com os(as) estudantes.

Um concurso realizado no clube Caixeral em 1984 foi o que definiu o hino da cidade. Todo o processo de construção da letra, o significado das palavras utilizadas, a criação da música, foram apresentados para os(as) alunos(as) que tinham o hino da ponta da língua e interagiram com os(as) convidados(as).

Os(As) estudantes cantaram o hino da cidade acompanhados pelo saxofone, participaram de uma brincadeira para entender como é criada uma melodia e apresentaram também o hino do Colégio Centenário. “Para mim, que fui aluna do Centenário é uma grande alegria estar aqui”, disse Aristilda Rechia diante das manifestações dos(as) alunos(as).

Além do aniversário do município, a atividade fez parte do conteúdo visto em Estudos Sociais sobre a história de Santa Maria. Maestro Setembrino e Aristilda Rechia já participaram da composição de dezenas hinos de cidades, canções militares, entre outros, incluindo a música do maestro para o hino da Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi