Você está aqui: Página Inicial / Mulheres no esporte - Turmas do Ensino Fundamental II desenvolvem trabalhos sobre representatividade feminina

por tanara.cargnelutti publicado 26/10/2021 17h57, última modificação 27/10/2021 11h25

No mundo todo, e inclusive no Brasil, ser mulher significa enfrentar diversos obstáculos todos os dias pelo simples fato de ser mulher. E apesar de a conscientização sobre essa problemática ter avançado nos últimos anos, a luta do gênero feminino em busca de igualdade e respeito persiste.

Como em outros setores da vida, no esporte as mulheres também encontram dificuldades de inserção. Atentos a essa realidade, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram o trabalho “Mulheres no esporte”, que busca contar a trajetória feminina neste meio, revelando que meninos e meninas não têm o mesmo acesso à atividades físicas e esportivas.

A atividade foi realizada durante as aulas de Educação Física, do professor Lucas Bello. Conforme ele explica, inicialmente os alunos realizaram um trabalho de pesquisa, com o objetivo de descobrirem fatos importantes do passado e do presente sobre a representatividade feminina na história.

A partir disso, eles constataram que, aos poucos, muitas atletas vêm conquistando espaço no meio esportivo, um exemplo é o crescimento da participação feminina em esportes olímpicos, como apontado em um dos trabalhos. Assim, os estudantes escolheram uma atleta de sua preferência para relatarem a respeito da sua carreira. Por fim, eles elaboraram cartazes com textos e imagens e os apresentaram para os colegas em sala de aula. Todos os trabalhos estão expostos no 1º andar do Colégio para que toda a comunidade escolar também tenha oportunidade de os conferir.

Maria Lenk, Marta da Silva, Simone Bailes, Amanda Nunes, Rayssa Leal, Hortência Marcari e Dayane dos Santos são apenas algumas das esportistas destacadas nos cartazes. Conforme explica o professor, o trabalho foi proposto com a finalidade de oportunizar que os adolescentes compreendam o contexto histórico por trás desse avanço, além de incentivar outras meninas e mulheres a driblarem o machismo e perceberem que lugar de mulher também é no esporte!

“O objetivo foi proporcionar que eles conhecessem a trajetória daquelas que buscam por mais espaço no esporte e na sociedade, além de valorizar e enaltecer a luta de todas as mulheres, que com muita força de vontade alcançaram seus objetivos”, relata.