Você está aqui: Página Inicial / História do Centenário foi tema de atividade realizada pela Coordenação Pedagógica com turmas do Ensino Fundamental e Médio

por tanara.cargnelutti publicado 26/03/2021 15h46, última modificação 26/03/2021 17h14

O Colégio Centenário completa 99 anos de idade neste sábado, 27 de março. Porém, as comemorações especiais ao aniversário foram realizadas ao longo de toda a semana e nesta sexta-feira foi dia dos estudantes cantarem o tão esperado parabéns. E claro, com direito a bolo preparado em casa, já que desta vez não foi possível celebrar com todos juntos na escola.

Além do momento descontraído, na manhã de hoje as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio tiveram um encontro virtual com a coordenação pedagógica da escola. A atividade foi realizada em dois momentos e as turmas divididas em dois grupos. Primeiro foi a vez dos estudantes do 6º, 7º E 8º anos do Ensino Fundamental e depois dos alunos do 9º ano e Ensino Médio.

Para dar início a atividade, a coordenadora da escola, Miriam Rossa, contou um pouco sobre a história dos 99 anos de fundação do Centenário. Em seguida, a Orientadora Educacional, Suélen Ilha, propôs algumas reflexões aos alunos: “hoje, todos que fazem parte do Centenário estão construindo uma história, que será contada nos próximos 100 anos. Da mesma forma, como no presente ouvimos histórias de quem frequentava a instituição no passado”.

A partir disso, foi levantado outra reflexão muito relevante: “que marcas queremos deixar nessa história?”, fazendo com que os alunos pensassem sobre quais ações eles estão colocando em prática hoje e que deixarão marcas e memórias. “A história que hoje contamos continuará sendo escrita por nós, a atual geração... não é só uma história que ficou no passado, ela continua sendo o presente e o futuro dos próximos 100 anos”, disse a orientadora.

Com o intuito de proporcionar um momento ainda mais rico de conhecimentos e aprendizados, durante a fala da coordenadora e da orientadora foi exibido um documento com imagens e informações sobre a história do Colégio Centenário. Na apresentação, há fotos antigas do prédio da escola, assim como de momentos importantes da sua trajetória, informações sobre como ocorreu a fundação da instituição, além de depoimentos de duas ex-alunas.

O momento foi encerrado com o cantar do parabéns. Para a ocasião, as turmas prepararam bolos como forma de homenagear o Colégio. Já os estudantes do 3º ano do Ensino Médio optaram por também produzirem crônicas para compartilhá-las com os outros colegas.