Você está aqui: Página Inicial / Feira de Ciências promoveu interação e incentivou a pesquisa no sábado

Feira de Ciências promoveu interação e incentivou a pesquisa no sábado

por tanara.cargnelutti publicado 25/10/2021 15h57, última modificação 25/10/2021 16h10

A astronave da criatividade pousou e montou acampamento no Colégio Centenário na manhã do sábado, 23 de outubro. Mais de vinte trabalhos científicos foram expostos para visitação durante a Feira de Ciências. Pais, professores e familiares puderam conferir cada pesquisa nas salas de aula da escola. A atividade ocorreu no período da manhã, a partir das 9h. Os experimentos foram apresentados pelas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Antes de iniciar a exposição, no hall de entrada da instituição foi realizada a abertura oficial do evento, pelo diretor Walter Chalegre, junto da pastora Angela Dias, da Coordenadora Miriam Rossa, professores e estudantes. Na ocasião, a pastora fez um momento de oração, destacou a importância da Feira para a comunidade centenarista e parabenizou o empenho dos professores e estudantes na organização das atividades.

O professor de Ciências do Colégio, Alberto Senra, explica que para a atividade os estudantes se organizaram em grupo ou trios e tiveram cerca de dois meses para elaborarem todo o trabalho, desde a escolha do tema, a pesquisa, a prática do experimento, até a organização e o treinamento da apresentação para o grande dia.

Orgulhoso dos seus alunos, Senra salienta que a Feira superou as expectativas, já que todos os grupos se demonstraram preparados e engajados com a proposta do evento. Para ele, além de agregar mais conhecimento por meio da pesquisa e ser uma oportunidade de aproximação com a ciência, um dos principais objetivos da Feira é proporcionar a interação entre a comunidade escolar.

“Foi unânime entre coordenação, professores e famílias que a Feira proporcionou resultados além do esperado. E o melhor é que os pais também ficaram muito agradecidos com a interação proporcionada”, declara.

Durante a exposição, cada grupo foi responsável por explicar e demonstrar o funcionamento do seu projeto. Eles também receberam a avaliação de dois professores orientadores, que julgaram o desempenho individual e coletivo dos alunos, considerando critérios como a temática escolhida, a apresentação e o domínio do assunto. A nota será acrescentada na média do estudante nas disciplinas de Ciências, Robótica e Matemática para o Ensino Fundamental, e Química, Física, Biologia e Matemática para o Ensino Médio.

Jorge Marranquiel, 16 anos, está no 1º ano do Ensino Médio e junto do seu grupo apresentou um experimento sobre a “reaplicação do material genético do morango”, com o objetivo de também tratar sobre o coronavírus.  Ele considera que a atividade foi muito importante para aprofundar os estudos e adquirir mais conhecimentos para colocar a teoria em prática. “Foi uma experiência muito legal para mim, eu sou novo na escola e participar da Feira de Ciências já no meu primeiro ano aqui é muito importante principalmente para adquirir mais conhecimentos na prática”, relatou.

Nos próximos dias, também será realizada a premiação dos melhores grupos da Feira.

Clique aqui para conferir o álbum de fotos da Feira de Ciências 2021, publicado na Página do Facebook do Colégio Centenário.