Você está aqui: Página Inicial / Ex-alunos do Colégio Centenário comemoram 40 anos de formatura

Ex-alunos do Colégio Centenário comemoram 40 anos de formatura

por tanara.cargnelutti publicado 18/11/2019 18h40, última modificação 18/11/2019 18h40

Duas turmas de centenaristas, que concluíram etapas de seus estudos em 1979, comemoraram no dia 16 de novembro 40 anos de formatura. Uma delas comemorou quatro décadas de conclusão do primeiro grau (equivalente ao Ensino Fundamental) e a outra festejou o término do segundo grau (equivalente ao Ensino Médio). O encontro regado a muito sentimento e boas memórias foi realizado nas dependências do Colégio Centenário e contou com uma programação especial.

Na chegada, ao som da sineta, a mesma ainda em funcionamento no Colégio, os Centenaristas foram conduzidos em fila até o miniauditório, onde as memórias olfativas e gastronômicas foram instigadas com o famoso “prensado”. O lanche servido aos centenarista é tradicional na instituição, sendo uma das lembranças que os ex-alunos sempre se referenciam com carinho e saudade.

Na sequência, uma assembleia foi realizada no auditório do Colégio Centenário. Esse tipo de reunião, característico da escola em décadas passadas, contou com um momento de acolhimento pelo diretor, professor Walter Chalegre. Em seguida, foi apresentado o projeto de reconstrução do Acervo Fotográfico do Colégio Centenário, sob gestão da coordenadora de Comunicação e Marketing, Carina Bohnert. Os centenarista puderam se emocionar com fotos de diferentes épocas, que lhes levou à memória espaços e eventos importantes a sua formação, além de pessoas especiais. Neste momento, os ex-alunos também foram agraciados com uma lembrança: um boton oferecido pelo Colégio Centenário com a inscrição “Centenarista sempre Centenarista”. O mimo faz parte de uma valorização aos ex-alunos e uma identificação perceptível nas diversas gerações de estudantes que passaram pela instituição.

Durante a assembleia, momentos artísticos também foram realizados. Os formandos do segundo grau de 1979 reapresentarem uma paródia da Valsa Danúbio Azul, a qual foi criada para uma atividade escolar. A centenarista, Alba do Prado Veppo fez a apresentação de duas poesias de autoria de seu pai, Luiz Guilherme do Prado Veppo. Por fim, o centenarista Marcelo Canellas fez a leitura de um texto especialmente preparado para o momento.

Os centenarista se emocionaram com o hino do Colégio Centenário tocado no piano da cauda da instituição por Caroline Xisto, ex-aluna e atualmente professora de música da Educação Infantil do Colégio. Dando continuidade, um tour foi realizado pela instituição incluindo a sala de aula onde os visitantes foram alfabetizados, além da realização da tradicional foto na escada do pátio da instituição.

Foram momentos e muita alegria, boas recordações e muita emoção. Para o Colégio Centenário, momentos como esse reforçam a sua missão de proporcionar uma educação humanista, estando a instituição sempre de portas abertas a todos que tiveram o Centenário na constituição de suas histórias.

Uma vez centenarista, sempre centenarista!

Confira aqui o texto lido pelo centenarista Marcelo Canellas

Confira aqui vídeos de alguns momentos do encontro:

Hino do Colégio Centenário - tocado no piano

Apresentação musical – formandos segundo grau 1979