Você está aqui: Página Inicial / Estudantes vivenciam esportes praticados por pessoas com deficiência

Estudantes vivenciam esportes praticados por pessoas com deficiência

por tanara.cargnelutti publicado 21/09/2021 17h23, última modificação 21/09/2021 17h23

Em ano de Jogos Paralímpicos e no mês da pessoa com deficiência, a pauta sobre a inclusão social e a falta de incentivo e visibilidade dos esportes para pessoas com deficiências se tornam ainda mais relevantes. E é por isso que nas últimas semanas as turmas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm vivenciado os desafios de ser atleta quando não se enxerga ou se tem dificuldades de locomoção.

Durante as aulas de Educação Física, com o professor Lucas Bello, os estudantes compreenderem a teoria de algumas modalidades e também simularam a prática esportiva para pessoas com deficiência. Inicialmente todas as turmas tiveram um momento de adaptação. Para isso, os adolescentes percorreram um caminho pela parte externa da escola com os olhos vendados e também experienciaram a locomoção por meio da cadeira de rodas.

Já na segunda parte da atividade, no ginásio do Colégio, os estudantes foram organizados em equipes e juntos simularam o desempenho de quatro modalidades Paralímpicas, que foram: Goalball, Vôlei sentado, Futebol de 5 e Basquetebol em cadeira de rodas.

Além das aulas práticas, as turmas do 6º ao 9º ano também desenvolveram exercícios teóricos sobre as modalidades e alguns estudantes realizaram apresentações sobre a temática. Quem está com aulas em formato remoto também pode efetuar o exercício de adaptação, assim o estudante poderia usar uma venda e transitar por dentro da sua própria casa com auxílio de algum familiar.

De acordo com o professor, as aulas de Educação Física inclusiva visam reforçar a empatia e a sensibilidade dos estudantes, que têm a oportunidade de se colocarem no lugar do próximo e vivenciarem um pouco das muitas dificuldades e diferenças da prática esportiva para deficientes.

Além disso, desenvolver a atividade em meio a realização dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 é uma forma de causar a reflexão dos alunos acerca da importância de debates sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e da valorização e do incentivo ao esporte, não apenas no âmbito olímpico, mas também, no meio escolar.