Você está aqui: Página Inicial / Estudantes participam de atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Combate a Bullying e à Violência nas Escolas

por tanara.cargnelutti publicado 15/04/2021 18h04, última modificação 15/04/2021 18h04

Desde 2016, a partir da Lei nº 13277, foi instituída a data de 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. Por isso, nesta semana o Colégio Centenário empenhou-se em lembrar e discutir a importância desta luta.

Acreditando que, mesmo a distância, o diálogo continua sendo a principal forma de prevenir e ensinar, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de abril, as turmas 41 e 51, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, participaram de um encontro on-line com a Orientadora Educacional da escola.

A atividade foi uma forma de proporcionar a reflexão sobre o combate ao Bullying e à violência entre estudantes no convício escolar, além de relembrar as responsabilidades que os jovens precisam ter ao interagirem na internet, para não praticarem a violência no mundo virtual, denominada como cyberbullying.

Através de atividades lúdicas e um bate-papo descontraído, os adolescentes também compreenderam que devem prestarem atenção a suas emoções negativas, ou seja, buscarem observarem como se sentem diante de determinadas situações, para então recorrerem ao apoio da família, professores, amigos ou colegas.

Para a Orientadora Educacional, Suélen Ilha, assim como a família, a escola também tem um papel importante de ensinar valores como o respeito e a empatia, indispensáveis no combate a qualquer tipo de violência a qual uma criança ou adolescente possa sofrer. “Enquanto escola, acreditamos na importância de criarmos espaços como esse, de diálogo, reflexão e construções coletivas, em busca de tornar nossas crianças e adolescentes mais conscientes, responsáveis e comprometidos em suas relações interpessoais”, afirma a Orientadora.

A atividade da Orientação educacional é promovida de maneira interdisciplinar, portanto, a turma 41 também fará a produção de uma carta sobre como combater o Bullying, através do respeito e da cultura de paz. Já a turma 51 deverá produzir um texto infográfico com este mesmo tema. No decorrer do ano letivo este importante assunto também será trabalhando nas demais turmas.

Diga Não ao Bullying! Diga sim ao Respeito!