Você está aqui: Página Inicial / Estudantes participam de atividade sobre valorização da vida, em prol do Setembro Amarelo

por tanara.cargnelutti publicado 29/09/2021 15h04, última modificação 29/09/2021 15h04

A turma do 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio participaram de uma atividade muito especial, na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro. De forma online, pela plataforma Meet, os estudantes ouviram as palavras do pastor Silvio Mota, que com muita ternura, sabedoria e empatia falou sobre o tema: “Valorizando a Vida e Entendendo o meu propósito”.

Além dos estudantes, também participaram da palestra professores do turno da manhã, a coordenadora pedagógica, Miriam Rossa, a pastora Angela Dias e a Orientadora Educacional da escola, Suelen Ilha.

A atividade foi proposta com o intuito de reforçar a importância de falarmos sobre a campanha do Setembro Amarelo, mas também de fortalecermos a fé e o diálogo entre escola e aluno, enfatizando o propósito do Centenário em atuar como uma rede apoio para toda a sua comunidade, que aqui pode se sentir segura para procurar ajuda.

Durante a conversa, o pastor Silvio buscou alertar os adolescentes sobre a importância da valorização da vida, não só da sua vida, mas também a do próximo, entendendo e respeitando que cada pessoa é única e especial, mesmo que com propósitos, opiniões e vivências distintas.

Assim, o pastor também reforçou que viver em comunidade, compartilhando sentimentos e emoções pode ser uma maneira de evitarmos a perca do propósito e do sentido da vida. “Precisamos cuidar quando perdemos o sentido da vida ou quando colocamos o sentido no “ter” e não no “ser”, quando passamos a viver de forma egoísta ou deixamos de ver o outro com empatia”, indicou.

Desta forma ele evidenciou que a escola também é uma rede de apoio muito importante para os estudantes buscarem apoio e que as redes sociais nem sempre atuam como a melhor opção para expor sentimentos e inquietações. “Precisamos buscar auxílio em lugares, pessoas e profissionais de confiança”, sugeriu.

Conforme relata a orientadora educacional do Colégio Centenário, é importante lembrar que devido ao período de isolamento social, muitas crianças e adolescentes perderam o convívio com colegas, professores e toda a comunidade escolar, resultando no enfraquecimento da interação social e no aumento do adoecimento emocional. Desta forma, mesmo com o retorno presencial, a escola permanece em busca de estreitar laços e resgatar vínculos, por meio de ações e atividades diferentes, evidenciando o convívio escolar e social como uma peça chave para a formação integral dos adolescentes.