Você está aqui: Página Inicial / Estudantes do Ensino Médio participam de palestra online com trabalhadora humanitária

por tanara.cargnelutti publicado 28/09/2021 16h21, última modificação 28/09/2021 16h27

Na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Centenário participaram de uma palestra online, que ocorreu no Miniaudiório da instituição. Por meio de uma videoconferência na plataforma Teams, os alunos receberam a ex-aluna centenarista, Lya Amanda Rossa, que cursou todo o ensino básico no Centenário e hoje atua como trabalhadora humanitária, além de ser Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e pesquisadora sobre Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

Durante sua fala, Amanda abordou sobre diversos aspectos relacionados a migração, refúgio e trabalho humanitário. Inicialmente, falou a respeito das diferenças de um migrante para um refugiado e outras informações referentes a essa população. Em seguida, discorreu sobre a questão do refúgio no Brasil, assim como apresentou dados a cerca do assunto e destacou a importância da educação migratória, principalmente com o propósito de combater o preconceito com as populações estrangeiras e para minimizar as notícias falsas a respeito do tema. “O conhecimento é a ferramenta chave para combater as fake News, a exclusão social e a xenofobia”, pontuou.

Para finalizar, Amanda também relatou sobre sua carreira acadêmica e profissional e explicou como é desenvolvido o trabalho humanitário. Ao final, o diretor da escola, Walter Chalegre, agradeceu pela sua valiosa contribuição para o conhecimento dos estudantes, e também reforçou sobre a importância de cada vez mais ser debatido a questão das migrações e refugiados no país e no mundo.