Você está aqui: Página Inicial / Estudantes do Ensino Fundamental realizam atividade sobre respeito com as diferenças

por tanara.cargnelutti publicado 17/06/2021 10h26, última modificação 17/06/2021 10h26

Entre os dias 27 de maio e 10 de junho, as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade sobre respeito com as diferenças, promovida pela Orientação Educacional em parceria com a Educação Especial da escola.

Utilizando da contação de história como ferramenta, a ação teve o intuito de propor um espaço lúdico para os estudantes refletirem sobre a importância da inclusão, da empatia, além de aprenderem a compreender e respeitar que cada um possui suas próprias diferenças e escolhas.

Para todas as turmas foi apresentado oralmente o livro “Tudo bem ser diferente”, de Todd Parr, que trabalha com os tipos de diferenças de maneira divertida, abordando de forma simples assuntos como adoção, preconceito racial, inclusão, entre outros. Após a contação da história, as crianças tiveram um momento de reflexão e diálogo, para tirarem suas dúvidas, compartilharem suas vivências e opiniões. Após isso, foi proposto que as crianças produzissem desenhos e frases com essa temática diante do contexto de cada um: “- Pra você: o que está tudo bem ser diferente?”.

A orientadora educacional do Colégio, Suélen Ilha, destaca que a ação foi uma oportunidade dos alunos se colocarem no lugar do próximo e refletirem sobre as diferenças e limitações de cada pessoa, compreendendo que está tudo bem ser diferente. Além disso, a ação também visou evitar o bullying, desenvolvendo a empatia e a consciência social das crianças, assim como o olhar para si, ao refletirem sobre “como eu me vejo?” e “como eu me sinto?”.