Você está aqui: Página Inicial / Estudantes do Colégio Centenário participam da 1º fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

por tanara.cargnelutti publicado 05/08/2021 12h23, última modificação 13/08/2021 12h29

Na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto, a turma do 9º ano do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio do Colégio Centenário participaram da 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A prova ocorreu nas salas de aula da escola de forma online, sendo que os estudantes responderam as questões utilizando seus próprios dispositivos eletrônicos, como notebooks, tablets ou smartphones. Alguns alunos também utilizaram os computadores do laboratório de informática da instituição.

A Olimpíada Nacional de Ciências 2021 é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa de cinco Sociedades Científicas Brasileiras: a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Departamento de História da UNICAMP, o Instituto Butantã (IB), a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

O evento técnico/científico é destinado a estudantes do Brasil todo, de escolas públicas ou particulares, do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico. Em todas as provas são aplicadas questões referentes aos conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, Química e História. No entanto, para cada série são aplicadas provas específicas referentes ao conteúdo já vistos em sala de aula.

As inscrições ocorreram de forma online e totalmente gratuita pelo site da ONC. A divulgação e as inscrições dos estudantes centenarista na ONC 2021 foi realizada pelo professor de Ciências e Biologia do Colégio Centenário, Alberto Senra.

A divulgação do resultado da 1ª fase da prova será em 17 de agosto e a aplicação da segunda fase da prova online ocorrerá em 03 de setembro, para todos os inscritos que atingirem o número mínimo de acertos estipulados pela ONC. A divulgação dos resultados finais da Olímpiada 2021 será realizada em 29 de setembro. Após divulgados os resultados, a ONC concederá medalhas para os estudantes com melhores pontuações, divididos em três categorias: ouro, prata e bronze. Todos os participantes da ONC também terão certificado de participação, disponíveis para impressão no site da Olímpiada.

Conforme o professor de Química e Matemática do Colégio Centenário, Fernando Nonnemacher, a participação dos nossos estudantes na Olimpíada é mais um momento importante para a escola. Ele também observa que a ONC possibilita um olhar para as Ciências da Natureza mais integrado da realidade e das descobertas feitas pelos pesquisadores sobre o mundo que nos cerca. “Além de instigar a curiosidade, a Olimpiada é também um momento de reflexão sobre os conhecimentos vivenciados na escola, nas disciplinas de física, biologia e química”, afirma o professor.

Saiba Mais sobre a Olimpíada Nacional de Ciências no site -> https://onciencias.org/