Você está aqui: Página Inicial / Esporte, educação e integração: 99 anos de trajetória esportiva em prol de educar o corpo a agir

por tanara.cargnelutti publicado 25/03/2021 14h06, última modificação 25/03/2021 14h06

Ao longo dos seus 99 anos de história, o Colégio Metodista Centenário vem desenvolvendo um projeto educacional onde o esporte é um grande aliado da educação. Alicerçada em seu lema: “Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir”, a escola dedica-se numa perspectiva interdisciplinar, valorizando a prática da atividade física e priorizando a formação cidadã de crianças e adolescentes.

Acreditamos que o esporte é um agente na busca por princípios e valores sociais, morais, éticos e de inclusão, além de promover qualidade de vida e bem-estar. Com estes propósitos, a interação entre esporte e educação sempre esteve presente na proposta pedagógica centenarista, seja por meio de aulas de Educação Física, oficinas extracurriculares esportivas, pela prática de modalidades diversas e principalmente pela formação de equipes para participação de torneios e competições.

Desta forma, aqui nossos alunos contam com atividades diversificadas e integradas, e dentre elas estão variadas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, ginástica rítmica, dança, entre outras.

Olimpíada Metodista

Para representar a importância que as instituições metodistas conferem ao esporte e a atividade física, há mais de 90 anos é realizada a Olimpíada dos Colégios Metodistas do Rio Grande do Sul. Atualmente o evento reúne os três colégios integrantes da Rede Metodista de Educação do estado: Americano, de Porto Alegre, Centenário, de Santa Maria, e União, de Uruguaiana.

A Olimpíada é considerada a mais antiga Competição Escolar do Brasil e a única do gênero. Sendo uma tradição entre as Escolas Metodistas, acontece anualmente, sempre no mês de outubro e de forma itinerante, promovendo a integração entre as escolas e a valorização do esporte. A 89ª edição foi a última realizada e foi sediada no Colégio Metodista Americano, em Porto Alegre, no ano 2019.

Por meio da Olimpíada, os estudantes têm a oportunidade de superarem seus limites e vencerem desafios, mas sempre em clima de amizade e civilidade. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos amigos, todos os participantes recebem medalhas e cada colégio conquista um troféu.

Com a intenção de aprimorar o espírito de irmandade e integração, em época de olímpiada os alunos visitantes ficam alojados nas dependências de cada escola, que se transforma em uma verdadeira vila olímpica durante os três dias de disputa. O objetivo é valorizar a interação e proporcionar novas amizades.

A história da Olimpíada Metodista

Sua primeira edição foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios Metodistas e só tinha participação de meninos. Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que naquela época só trabalhavam com meninas.

O União e o Instituto Educacional de Passo Fundo, que não integra mais a Rede Metodista de Educação do Sul, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Foi somente a partir de 1948 que as Olimpíadas passaram a reunir todos os Colégios Metodistas do Estado.